Por Regina de Oliveira
Representando o presidente da Junta do Serviço Militar de Campos, o prefeito Nelson Nahim, Pascoutto destacou a importância do momento para conscientizar os jovens sobre o papel que passam a ter na sociedade, ainda que sem prestar efetivamente o serviço militar. Segundo Pascoutto, a dispensa de mais de quatro mil jovens ocorreu, porque a concorrência é maior do que o número de vagas disponibilizadas pelo serviço militar.
- A solenidade de dispensa é um marco para esses jovens, mostrando a eles o compromisso de servir a seu país em outras áreas, sendo um bom cidadão, estudando, prezando por sua família e buscando o caminho da não-violência. Ainda, o juramento à bandeira é um ato de civismo. Além disso, assim como o certificado de exercício do serviço militar, o de dispensa é um documento importante solicitado para a retirada de um passaporte para o ingresso a um serviço público e outros momentos - explicou o coordenador, ressaltando a possibilidade daqueles que não serviram serem chamados até 45 anos para prestar algum serviço, se necessário for.
De acordo com o coordenador, a solenidade contou com a presença de apenas 400 jovens devido ao tamanho do local em que foi realizada. “Todos receberão os certificados, apesar de somente uma parte ter podido participar dessa cerimônia em que tivemos a parceria com a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima que cedeu o palco e a tenda; a secretaria municipal de Educação e a diretoria da escola, sensíveis em ceder a unidade escolar; e à Guarda Civil Municipal, que além da banda, esteve fornecendo material para a realização da solenidade”, agradeceu Pascoutto.
Postado por: Dulcides Netto - 14/10/2010 12:29:00
Nenhum comentário:
Postar um comentário