As cidades de Varre-Sai, Bom Jesus do Itabapoana, e São Francisco de Itabapoana podem sofrer os danos.
O rompimento de um mineroduto na cidade de Espera Feliz, em Minas Gerais, fez com que o minério de ferro parasse dentro do Rio São Sebastião. Ainda não se sabe a quantidade que vazou. O problema é que esse rio se junta com o rio Caparaó e forma o Itabapoana, isso quer dizer que o minério pode chegar no Norte e Noroeste do estado.
Uma equipe da Defesa Civil do estado do Rio está indo para Espera Feliz, em MG, onde aconteceu o acidente ambiental, para levantar os danos e quais as medidas devem ser tomadas no estado do Rio. Ainda não se sabe a quantidade de minério de ferro que foi parar nas águas do Rio Itabapoana. Em Espera Feliz a mortandade de peixes está sendo muito grande e a captação de água foi interrompida ontem mesmo.
É bom lembrar: o Rio Itabapoana passa por três estados, MG, RJ e ES que podem ser afetadas pelo acidente. E as cidades de Varre-Sai, Bom Jesus do Itabapoana, e São Francisco de Itabapoana.
A Samarco, que transporta minério de ferro entre Minas Gerais e Espírito Santo, informou que o vazamento aconteceu por causa de um furo no duto. Só não explicou por que esse furo surgiu. A empresa disse que paralisou as atividades para conter o vazamento e fazer os reparos necessários. E que já providenciou fornecimento de água para a cidade de Espera Feliz, onde 70% do abastecimento vêm do rio que agora está poluído.
A prefeitura de Campos já está se preparando caso o minério também chegue ao município. O prefeito Nelson Nahim, determinou neste domingo (25) que a Defesa Civil Municipal fique de prontidão e tome medidas preventivas, caso haja necessidade da suspensão no abastecimento de água nos distritos de Santa Maria e Santo Eduardo. O Secretário Municipal de Defesa Civil, Marco Soares, reúne-se com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Humberto Nobre, na manhã desta segunda-feira (26), para fazer uma avaliação e em seguida emitir nota oficial sobre o caso.
Já o Secretário de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana, Roberto Vinagre, está em Minas acompanhando de perto os trabalhos. A Defesa Civil do município aguarda o parecer da Coordenadoria Regional de Defesa Civil para adotar as medidas necessárias de prevenção.
E o que esta notícia tem haver com a guarda municipal????
ResponderExcluirPor isso que perderam a isonomia e a equiparação salarial, só ficam de braços cruzados pensando na "morte da bezerra".
Já que os guardas entraram com o pedido de cancelamento da lei, vocês devem se reunir e pedir revisão no processo,recorram,não esperem que o poder público faça nada por vocês, eles querem mais e que vocês se lasquem. Corram atrás do direito de vocês, não esperem que apenas um de vocês corra atrás,façam manifestações para que o Brasil inteiro os escute e não somente o MP do Rio de Janeiro.
Acredito que vcs se calaram muitO depressa.
ResponderExcluirEsse blog nao fala mais nada sobre o assunto dos auxiliares, o que foi que aconteceu com vcs, se deram por derrotados t'ao depressa que a gente ate desconfia da honestidade d vcs.
Esse blog ta ridículo
ResponderExcluir