A mãe da menina que descobriu que estava sendo filmada disse que vai denunciar o caso à Justiça. A OAB condenou a atitude da escola, que informou que as câmeras já foram desligas.
A instalação de câmeras de segurança nos banheiros de uma escola em Campos, no estado do Rio, provocou a reação de pais e alunos. Tudo começou quando uma estudante desconfiou de que estava sendo filmada.
A aluna, que descobriu a câmera dentro do banheiro, filmou o equipamento. Imagens do próprio circuito interno mostram o momento em que a adolescente se aproxima para gravar.
A mãe, que não quer se identificar, disse que vai denunciar o caso à Justiça. “Se acontece de algumas dessas imagens cair na internet e são manipuladas de forma ilícita”.
O Liceu de Humanidades é um colégio estadual, dos mais tradicionais de Campos, no norte do Rio de Janeiro, onde estudam 3,4 mil alunos.
A direção informou que há 30 câmeras instaladas em vários pontos e alegou que os equipamentos, inclusive no banheiro, são uma maneira de evitar furtos e o vandalismo.
Os estudantes dizem que não foram avisados da instalação de câmeras. “A gente troca de roupa pra fazer educação física lá dentro do banheiro”, disse uma aluna.
“Falta de respeito com os alunos, porque banheiro é um lugar de privacidade”, afirmou um aluno.
“Falta de respeito com os alunos, porque banheiro é um lugar de privacidade”, afirmou um aluno.
“A câmera fica tanto no banheiro feminino quanto no masculino, não tira a privacidade do aluno dentro do box. É só o corredor do banheiro. Quando acontece alguma coisa, a gente usa o tempo exato da câmera pra saber quem foi o autor, ninguém fica o dia todo olhando câmera”, justificou a diretora da escola Celina Mateus Barbosa.
A Ordem dos Advogados do Brasil condenou a atitude da escola. “Isso é invasão de privacidade, isso fere a privacidade desses estudantes, isso inclusive fere a honra”, disse Wadih Danous, presidente da OAB – RJ.
A Secretaria Estadual de Educação informou que a instalação dos equipamentos foi uma decisão isolada da direção da escola e que repudia qualquer prática que possa tirar a privacidade dos alunos. Segundo a secretaria, as câmeras já foram desativadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário