domingo, 25 de julho de 2010

Dia D contra a Dengue mobiliza a cidade

Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes

Por Vivianne Chagas

Um verdadeiro exército se formou no combate a dengue neste domingo em Campos (Foto: Roberto Joia) Agentes de saúde visitaram casa por casa no trabalho de conscientização da população (Foto: Roberto Joia) Automóveis e máquinas foram utilizados no auxilio aos profissionais envolvidos (Foto: Roberto Joia)Representantes das mais diversas secretarias se empenharam no trabalho contra a dengue (Foto: Roberto Joia) O mutirão contra a dengue atravessou os bairros da cidade neste domingo (Foto: Roberto Joia)A limpeza dos terrenos abandonados foi uma das tarefas realizadas durante o mutirão (Foto: Roberto Joia)
“Vamos fazer uma varredura nos bairros com mais casos para chamar à população para manter este trabalho”, assim definiu o coordenador da Força Tarefa para a realização do Dia D de Combate a Dengue e coordenador de Segurança Pública da cidade, Coronel Alcemir Pascoutto, no trabalho que vem sendo feito neste domingo (25). Estão sendo percorridos os seguintes bairros: Parque Guarus, Turf Club, Centro, Jóckeu Club, Jardim Carioca e Parque Aurora.

Só no Parque Guarus cerca de 2.500 casas seriam percorridas de acordo com a previsão do diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) César Salles. “Também temos uma listagem de 45 imóveis, entre terrenos e casas abandonadas. lembrando que estes imóveis fazem parte dos pontos mapeados como próximos aos casos de dengue”. Para o secretario de saúde, Paulo Hirano, o objetivo principal é a conscientização. “Além do trabalho com base nos focos, o Dia D vem para marcar um dia de mobilização da população”, disse.

A Força Tarefa conta com a organização de seis secretarias municipais e participação do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Guarda Municipal, Rotary Club de Campos, Paróquias da cidade, Igreja Universal do Reino de Deus, Lions Club de Campos e a Maçonaria. “Faço minha parte, mas nem todos fazem e toda a população precisa entender que não podemos deixar espaço para o mosquito”, disse a dona de casa, Maria Inês Ribeiro Silva, 53 anos, enquanto caminhões faziam a limpeza de um terreno vizinho a sua casa.

Vem sendo utilizadas, 2 mil camisas padronizadas, 20 bombas costais (para o trabalho em terreno de difícil acesso), 6 carros fumacês (1 por bairro), 20 mil metros de tela para vedar caixas d’água, 1 kg de arame para prender as telas, 1 mil tampas de caixa d’água, além de 25 retro-escavadeiras e 35 caminhões na limpeza de terrenos. Para realizar o mutirão foram convocados todos os 500 agentes do CCZ, entre agentes de dengue e roedores, e mais 500 profissionais da prefeitura.


Postado por: Dulcides Netto - 25/07/2010 11:54:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário