quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

V I O L Ê N C I A N O F A R O L

Incidente no Farol / Campos 24 horas.com

Reunião neste domingo (10) - Comandante do 8º BPM, ten cel Gilmar, garante à prefeita Rosinha várias medidas para melhorar a segurança no Farol

Rosinha comunicou incidente e pediu mais segurança

Rosinha, logo após o incidente, comunicou por telefone o ocorrido no Farol ao vice-governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, pedindo providências, já que a competência da Segurança Pública é do Governo do Estado.
A Polícia Militar afirma que há 10 equipes no Farol, num esquema especial de policiamento na praia campista. Porém, há um questionamento em relação ao remanejamento, nos últimos dias, de vários policiais militares do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM/Campos) para reforçar o policiamento, no período de verão, na Região dos Lagos, o que estaria inviabilizando um aumento de efetivo no Farol no período em que os shows são realizados
.
Abrangência – O 8º BPM, além de Campos, é responsável ainda pelos policiamentos ostensivos dos municípios de São João da Barra, onde existem as praias de Grussaí, Atafona, Açu, Chapéu do Sol, Iquipari, entre outras; São Francisco de Itabapoana, com as praias de Santa Clara, Gargaú, Guaxindiba, Lagoa Doce, entre as principais; e São Fidélis.

Guarda – Rosinha lembrou que a prefeitura equipou a Guarda Civil Municipal com novos veículos, como quadriciclos, motos e bicicletas, além de adquirir rádios de comunicação, uniformes apropriados para trabalhar no verão, capacitando ainda os guardas com cursos de defesa pessoal. “Temos de ressaltar que a Guarda não anda armada e que a Segurança Pública é uma responsabilidade do Governo do Estado, mas estamos auxiliando com o controle do trânsito”, disse.

Polícia Civil – A prefeita informou que, já a partir de sexta-feira, haverá um Posto Avançado da Policia Civil no Farol. “O chefe da Polícia Civil, Alan Turnowski, garantiu a instalação. É inadmissível que a Polícia Militar se desloque até o Centro de Campos para fazer uma ocorrência aqui do Farol, deixando a praia sem a cobertura destes policiais durante mais de três horas”, destacou Rosinha.

Coordenador da prefeitura estranhou PM ausente
O coordenador da programação de shows no Farol e presidente da Fundação Cultural Jornalista Osvaldo Lima, jornalista Avelino Ferreira, estranhou a falta de policiamento no local do show. “Nós estávamos num show tranquilo como têm sido todos os outros, quando alguém chega e atira contra uma pessoa. Não houve tumulto, a correria foi a partir dos tiros. Nós observamos que não havia policiamento militar no local. Inclusive, a PM tem um trailer móvel que ficava num ponto estratégico perto do palco e nesta noite de sábado também não estava ali”, enfatizou o coordenador.
Avelino esclarece que a Polícia foi acionada por populares, que apontaram os envolvidos no crime. ”Os populares seguiram os envolvidos e os apontaram para a Polícia Militar, que só chegou após o tumulto”, ressaltou.
Já na madrugada deste domingo (10/01), o comandante da Guarda Civil Municipal, major Francisco Melo, e o coordenador de Segurança e Ordem Pública da prefeitura, coronel Alcemir Pascouto, reuniram-se com Avelino Ferreira e anunciaram que vão tentar uma reunião de emergência, nas próximas horas, com o novo comandante do 8º BPM, tenente coronel Gilmar Barros dos Reis, a fim de colocar mais uma vez a necessidade da adoção de medidas para dar segurança na praia campista.
”A prefeitura já disponibiliza ônibus para o transporte dos policiais até o Farol e ainda fornece alimentação aos militares. Estamos fazendo a nossa parte, queremos que tudo saia bem e a população tenha segurança, razões pelas quais vamos procurar de novo o Comando da Polícia Militar”, declarou Pascouto, acrescentando que, nas reuniões preliminares com a PM, toda a programação de eventos no Farol foi discutida, já que compete ao Governo do Estado a questão da Segurança Pública. “Esperávamos a presença do policiamento no local dos shows”, afirmaram os representantes da prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário