terça-feira, 12 de janeiro de 2010

JORNAL O DIÁRIO 12/01/10: Violência migra para o litoral


Verão 2009, como era de se esperar, as praias do litoral do Norte Fluminense fervilham de moradores dos municípios da região e de cidades de Minas Gerais e Sul do Espírito Santo. Onde há multidões, muito calor e muita cerveja, há propensão óbvia para a violência e, ao invés de ocorrer o reforço do policiamento militar, o 8º BPM/Campos se viu desfalcado de 90 policiais, que foram deslocados para atuar na região dos Lagos (Rio das Ostras), e somente vão retornar em março, depois da temporada de Verão.

A decisão, levando-se em consideração que a unidade está no município pólo que abriga delegacias categoria A, que figuram entre as Delegacias de Polícia (DPs) e apresentam um dos números mais elevados de ocorrências do estado, produz insegurança e pode contribuir diretamente para crimes e delitos nas praias da região. Logo no dia primeiro de janeiro, na praia de Atafona, em São João da Barra, um homicídio foi registrado. No dia 8 de janeiro, na praia sanjoanense de Grussaí, uma casa foi invadida em um homem de 30 anos assassinado na frente dos filhos.

Em Campos, na praia de Farol, no dia primeiro de janeiro foi registrada uma tripla tentativa de assassinato e, no dia 9, no show do cantor Rodriguinho, um crime tido como passional resultou em três disparos, confusão e a morte de uma pessoa. Em São Francisco de Itabapoana, um homem de 28 anos foi assassinado na praia de Barra do Itabapoana, na madrugada do último domingo. Ele teria sido atingido por disparos de arma de fogo feitos por uma pessoa com a qual teria se desentendido durante um show na praia.

As praias de São Francisco de Itabapoana, São João da Barra e Campos (Farol de São Tomé, maior praia em extensão e número de veranistas do Norte Fluminense), foram preteridas pela PM e vários crimes estão ocorrendo. As operações não ocorreram a partir do início do verão, em dezembro. Somente no domingo passado (10), depois de terem ocorrido tiroteios, dezenas de assaltos e homicídios, é que a PM iniciou uma operação na RJ-216, na entrada da Praia do Farol, por solicitação da prefeita Rosinha Garotinho ao vice-governador Luiz Fernando Pezão.

Apesar de fazer a operação no dia e horário de volta para casa, no domingo, no portal de Farol, a primeira e única blitz da PM realizada neste verão na praia de Farol resultou na apreensão de arma de fogo e de drogas. Um jovem de 18 anos foi detido com 35 papelotes de cocaína. A operação resultou ainda na apreensão de arma e frascos de lança-perfume.

Desde o início do ano, as praias do litoral Norte Fluminense têm sido abaladas pela violência

Dia 9 de janeiro

Farol – Campos – Tiroteio, morte e vítimas de balas perdidas


Na praia de Campos, um morto e dois feridos na noite do dia 9, durante o show de Rodriguinho

A falta de planejamento estratégico e até mesmo o simples policiamento ostensivo para uma praia que recebe mais de 120 mil veranistas por fim de semana contribuiu para mais um crime na Praia do Farol de São Tomé no sábado, dia 9, durante a apresentação de mais um show na orla. Troca de tiros resultou na morte de um homem e ferimento de mais duas pessoas, vítimas de balas perdidas, uma delas um menino de 11 anos. Morreu próximo do palco oficial o jovem Rodrigo Monteiro Pinheiro, 21 anos, que levou quatro tiros na altura do tórax.

O pânico tomou a multidão e, na correria, além da vítima fatal e das três pessoas feridas pelas balas perdidas, outras pessoas sofreram ferimentos e lesões devido à correria, que provocou queda e pisoteamento em meio à multidão.

Dia 1º de janeiro

Farol – Campos – Tripla tentativa

Uma tripla tentativa de homicídio foi registrada na noite do primeiro dia de 2010, em Campos. O crime ocorreu por volta das 22h40, na Avenida Atlântica da Praia do Farol de São Thomé. Ítalo de Oliveira Nascimento, 23 anos, William Monteiro Barroso, 20, e Heverton Pereira Henriques, 22, foram socorridos para o Hospital Ferreira Machado (HFM) onde continuam internados em observação.

Na unidade hospitalar, as vítimas informaram à polícia que o autor dos disparos foi um homem conhecido como Coloral, morador de Donana, na Baixada Campista. Ítalo foi atingido nas costas e braço direito. William teve perfurações nas costas e Heverton na perna direita. O caso está sendo investigado na 134ª Delegacia Legal (DL/Centro).

Dia 2 de janeiro

Farol – Campos – Baleado

O Jovem Natan Duarte da Costa, de 23 anos, em companhia da namorada, reage à tentativa de assalto pela segunda vez na Praia do Farol de São Tomé e leva tiro no abdômen. Ele foi socorrido e está internado em estado grave no Hospital Ferreira Machado, em Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário