sábado, 2 de janeiro de 2010

Fiscalização ambiental na areia do Farol

Por Michelle Mayrink
Fotos: Check



A equipe orientou motoristas sobre a proibição do tráfego de veículos na areia

A secretaria de Meio Ambiente, a Guarda Civil Municipal e a Empresa Municipal de Transportes (Emut) efetuaram fiscalização nesta sexta-feira, primeiro dia do ano, na areia da praia do Farol de São Tomé, notificando veículos que estavam estacionados e transitando irregularmente na areia da praia e na restinga - vegetação rasteira típica da orla marítima.

Por ser uma Área de Proteção Permanente (APP), é proibido o trânsito de qualquer veículo na areia, e esta é conscientização que a Prefeitura de Campos vai realizar ao longo do verão 2010 com os turistas e visitantes da praia campista. O secretário de Meio Ambiente, Humberto Nobre, acompanhou a blitz de fiscalização e explica que o ato está sujeito à multa de acordo com a legislação ambiental e o veículo está sujeito a reboque, caso o motorista não concorde em retirá-lo.

- É importante que os veranistas entendam os prejuízos causados ao meio ambiente pela falta de restinga e as penalidades previstas no Código Ambiental para quem danifica a vegetação litorânea. Deve-se lembrar que além de ser uma APP, na areia do Farol há trechos onde ocorre a desova de tartarugas marinhas. Temos também a preocupação com a segurança dos banhistas que freqüentam a nossa praia - informa o secretário, destacando também que o Meio Ambiente conta com um estande na orla marítima, onde estará prestando informações, realizando gincanas e desenvolvendo diversas atividades com crianças e adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário