terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Rosinha cobra do Governo do Estado reforço na segurança do Farol

SITE DA PREFEITURA

Por: Débora Batista
Foto: Gerson Gomes


Prefeita Rosinha se reuniu com o comandante da PM, coronel Gilmar Barros para solicitar reforço no policiamento do verão

A prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, após contato com o vice-governador do estado do Rio, Luiz Fernando Pezão, e com o comandante do 8º. BPM, coronel Gilmar Barros, conseguiu garantias de reforço na segurança do Verão 2010 na praia Farol de São Tomé. Ainda na manhã deste domingo, Rosinha recebeu o coronel Barros em sua residência, na praia. Ao lado do militar Henrique Eli, responsável pela segurança no balneário na noite de sábado, Barros afirmou que diversas mudanças acontecerão já a partir deste domingo.

A pedidos da prefeita, do comandante da Guarda Civil Municipal, Francisco Mello, e do coordenador de Segurança e Ordem Pública, da prefeitura, coronel Alcemir Pascoutto, o comandante da PM Coronel Gilmar Barros disse que vai ampliar o policiamento, reconhecendo que a PM montou uma estrutura que não atendeu ao aumento do número de veranistas. "Temos parcerias importantes com a prefeitura, mas precisamos realmente fazer ajustes. Vamos colocar quarenta homens em eventos de grandes aglomerações, além de dez homens do BPRV na entrada da praia. A pedido da prefeita Rosinha, vamos retornar o trailler da PM não só na Aldeia do Sol, mas em grandes aglomerações", destacou o comandante do 8º BPM. O comandante afirmou que vai solicitar efetivos de outras unidades da PM que não estejam envolvidas com o verão.

Reforço - Como o 8º. Batalhão não conta com um detector de metais, a Prefeitura de Campos se ofereceu para colaborar com o trabalho adquirindo o equipamento. Desta forma, haverá um maior controle para coibir a entrada de armas e drogas na praia. "Pedimos a colaboração da imprensa para divulgar as operações que vamos realizar", disse o comandante.

O comandante da PM admitiu também que a ausência de uma unidade da Polícia Civil na praia atrapalha o trabalho de segurança. Para equacionar essa situação, a prefeita Rosinha, conversou, por telefone, com o delegado geral da Polícia Civil, Alan Tunoviski, que disse que iria deslocar uma unidade móvel para a praia. "Os policiais militares precisam ficar pelo menos duas horas ausentes do Farol quando precisam registrar uma ocorrência. Isto dificulta a segurança", alegou o comandante Barros.

Rosinha informou ao vice-governador Pezão que continuará colaborando com o Governo do Estado para garantir a segurança no Farol, que recebeu uma programação voltada para a família. "Meus filhos, meus netos e minha sogra freqüentam os eventos do Farol, assim como a família de qualquer veranista. Quero segurança para todos. Fizemos nossa parte. Equipamos a Guarda Civil Municipal com quadriciclos, motos, bicicletas, capacetes e equipamentos. A guarda, que não é responsável pela segurança pública, já que não trabalha com armas, ainda recebeu treinamento em defesa pessoal. Melhoramos a iluminação na praia inteira e oferecemos apoio logístico à PM, com alimentação e transporte. Se for necessário, faremos o mesmo com a Polícia Civil, inclusive com o aluguel de um espaço para este trabalho", completou a prefeita.

O coronel Alcemir Pascoutto pediu, ainda, ao comandante Gilmar Barros, que faça um trabalho junto aos proprietários de bares, para que não vendam bebidas alcoólicas para menores e, também, para que evitem garrafas de vidro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário