sábado, 23 de janeiro de 2010

Novas câmeras de monitoramento serão instaladas em Campos

Por: Kamilla Uhl
Foto: Gerson Gomes


Sistema de monitoramento vai continuar reforçando a segurança do município

Duzentas novas câmeras de monitoramento serão instaladas em diferentes pontos da cidade, este ano, para auxiliar a Polícia Militar (PM) a reforçar a segurança do município. O serviço agiliza a apuração dos crimes pelas autoridades e garante mais tranquilidade à população. O presidente do Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac), Ranulfo Vidigal, afirmou que a prefeitura vai realizar o processo de licitação para a instalação das câmeras em um prazo de dez dias. De acordo com o coordenador de Segurança e Ordem Pública, coronel Alcemir Pascoutto, a idéia da sala de monitoramento é unir em um mesmo espaço autoridades de vários segmentos e dar uma resposta imediata à população.

O projeto prevê um orçamento de cerca de R$ 3 milhões e vai incluir o aumento da potência das câmeras. Elas serão instaladas em prédios de órgãos públicos, como nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e escolas municipais, no trânsito e nos pontos estratégicos da cidade. As câmeras ajudaram a solucionar inúmeros casos policiais no município em 2009, como furtos, roubos, acidentes de trânsito e tráfico de drogas e entorpecentes. O caso de maior destaque foi um seqüestro de uma jovem no início desse ano, culminando com a prisão do acusado.

Segundo o presidente do Cidac, a retirada das câmeras está sendo realizada este mês, porque o contrato com empresa responsável pelo serviço terminou. No entanto, a empresa manteve as atividades até este mês a pedido da Prefeita Rosinha Garotinho, até que houvesse nova licitação. Na quarta-feira (20), a equipe técnica recolheu 15 das 62 câmeras. "Algumas câmeras serão mantidas nos pontos estratégicos, como o Centro, a BR 101 e a Avenida 28 de Março", afirmou Ranulfo.

O empresário Robson Ribeiro, de São João da Barra, teve o caminhão de R$ 200 mil furtado no último domingo (17), em São Francisco do Itabapoana. Ele afirmou que a PM mudou o rumo das investigações após ter recebido as imagens. "Fiquei com mais esperança ao saber que Campos conta com esse sistema. Vou levar a sugestão à prefeitura da minha cidade. Fui até Belo Horizonte (MG) e ao Espírito Santo, mas imagens mostraram que o suspeito fugiu em direção ao Rio de Janeiro", pontuou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário