terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Prefeita de Campos assina adesão ao Pronasci

Por: Débora Batista
Foto: Leandro Nunes (Divulgação)


Prefeita Rosinha Garotinho assina adesão ao Pronasci e município passa a contar com projetos na área de segurança

O município de Campos já está inserido no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, o Pronasci, ligado ao Ministério da Justiça. Nesta terça-feira (26), de manhã, em Brasília, a Prefeita Rosinha Garotinho foi destaque na cerimônia em que vários prefeitos assinaram a adesão de seus municípios ao programa. Acompanhada do comandante de Segurança e Ordem Pública, Coronel Alcemir Pascoutto, do comandante da Guarda Civil Municipal, Major Francisco Mello e, também, do deputado federal Geraldo Pudim, Rosinha foi a primeira a assinar o documento, a convite do ministro da Justiça, Tarso Genro. A prefeita também foi citada não só no discurso do ministro como no discurso do assessor técnico do Pronasci, Juarez Pinheiro.

- Nossa prefeita teve um grande destaque nesta cerimônia. Sua presença foi muito elogiada. O ministro e também o Juarez Pinheiro enalteceram o fato de uma ex-governadora estar presente, hoje, na condição de Prefeita de Campos. Isto deu notoriedade ao município - disse o Coronel Pascoutto.

Ao todo, vinte municípios assinaram a adesão ao Pronasci, entre eles, Marcos Mendes (Cabo Frio /RJ), Wilton Lima Silva (Ilhéus / BA), Amadeu Barreto (São Matheus / ES), Sílvio Mendes Oliveira (Teresina /PI), Luciano Barbosa (Arapiraca / AL) e Maurino Magalhães (Maratá).

Para a prefeita, este foi um momento de grande importância. "Campos já poderia estar inscrita no Pronasci, tendo acesso aos 94 projetos que são disponibilizados por quem se adequa a todas as exigências feitas pelo Ministério da Justiça. Quem conta com o Pronasci, tem em mãos uma poderosa arma de prevenção à criminalidade, sobretudo, entre os jovens", explicou.

Segundo Rosinha Garotinho, a intenção é inibir a violência em seu princípio, através de projetos que capacitem a Guarda, ajudem na aquisição de novos equipamentos (como armas não letais), estimulem a tirar os menores do uso do álcool e drogas e capacitem a juventude e, também, as mulheres a serem multiplicadoras de conhecimentos em cidadania e ética em suas comunidades.

De acordo com F. Mello, para ter a adesão ao Pronasci, Campos precisou cumprir diversas exigências. "Criamos um Gabinete de Gestão Integrada, que foi sancionado por lei, fizemos o levantamento do índice de criminalidade do município, elaborando um diagnóstico da violência na cidade e cumprimos todas as exigências feitas pelo Ministério da Justiça", continuou.

O resultado, foi mais que satisfatório. "Agora, o passo seguinte é elaborar projetos e encaminhar ao Governo Federal, para que possamos desempenhá-los e alcançar o objetivo principal, que é coibir a violência e, assim, diminuir os índices de criminalidade na cidade", disse Pascoutto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário