segunda-feira, 7 de junho de 2010

Programa Ronda Escolar aprovada pela comunidade


Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes

Planejar e implantar ações preventivas e sócio-educativas junto aos alunos das redes municipal e estadual. Esta é a finalidade do Programa Ronda Escolar da Guarda Civil Municipal (GCM). Seis equipes estão atuando na cidade e interior do município com apoio de viaturas e motocicletas, cobrindo 82 unidades de ensino. Dois veículos tipo Gol, recentemente adquiridos fazem a ronda nas escolas situadas na margem direita e na margem esquerda da cidade (Guarus).

Treze equipes fazem a ronda utilizando uma viatura e duas motocicletas nas escolas da Baixada Campista, ao passo que outra equipe com viatura faz a ronda em 17 escolas situadas nos distritos do setor Norte, desde Travessão de Campos até Santo Eduardo. Segundo o coordenador do programa, o guarda municipal Eneci Paulo, o trabalho da Ronda Escolar já está sendon realizado há cerca de 15 dias na Região Norte do município, proporcionando segurança a um efetivo de mais de nove mil alunos.

- Primeiro fazemos um levantamento de acordo com as necessidades de cada escola para, depois, atuarmos na mediação de conflitos entre alunos, funcionários e corpo docente. A nossa meta é tornar a escola segura e só vamos atingí-la através do diálogo - explica Eneci.

Na manhã desta segunda-feira (07), uma equipe visitou as instalações da Escola Municipal Lídia Leitão, no Parque Cidade Luz, em Guarus. De acordo com a vice-diretora, Márcia Correa, “durante à noite era comum os alunos soltarem bombas dentro da escola. Agora não acontece, pois a presença dos guardas inibe aqueles que não só praticam este, como outros tipos de delitos”.

O aluno da 4a série, Matheus Santos Nascimento, 11 anos, aprovou o projeto. “Quando acontece uma briga aqui, o guarda sempre está por perto. Se um colega mexe com outro, o guarda está sempre presente para evitar confusões”, ressaltou.

Mãe de duas meninas matriculadas na Lídia Leitão, a doceira Rosilene Rodrigues, 36 anos, frisou não ser nada agradável pegar as filhas na escola e vê-las machucadas por causa de briga entre alunos. “Com Ronda Escolar, vou para casa tranquila”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário