segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Novo traçado do trânsito

O Diário News

Cruzamento das Avenida 28 de Março e Visconde do Rio Branco: congestionamento diariamente

O Novo Plano Viário de Campos, que vai ordenar o trânsito e melhorar a fluidez do tráfego, oferecendo conforto e segurança aos motoristas, além de garantir transporte coletivo de qualidade à população em geral, começa a ser desenhado. A primeira fase dos trabalhos é a de diagnóstico para coleta de dados tanto na área de trânsito como na de transporte. Pesquisadores, com roupa específica e crachá, percorrem bairros da cidade, em busca de respostas para as seguintes perguntas: Para onde se desloca? A que horas? E com que frequência?   Já o presidente da Empresa Municipal de Transportes (Emut), Paulo Mósso, informa que o trabalho foi iniciado no mês passado e resultará em um banco de dados.
Com este diagnóstico serão traçados todos os itinerários dos ônibus. Este trabalho vem sendo feito com o auxílio de um sistema de GPS e os pontos de conversão dos veículos. “Trata-se de um amplo projeto que visa ordenar o trânsito e organizar todos os tipos de transportes, sejam ônibus, táxis, alternativos e, até mesmo, de tração animal, que ainda é uma realidade em Campos. Estamos realizando um planejamento urbano que, realmente, transforme o trânsito e os transportes coletivos da nossa cidade”, disse.
Segundo Mósso, mesmo antes da licitação que escolheu a empresa para implantar o Novo Plano Viário, a Emut já vinha realizando ações que fazem parte do processo. Entre elas, está a criação da lei dos transportes alternativos, em junho; e o recadastramento e a padronização dos táxis. “Temos cerca de 500 táxis adesivados na cidade”, informou o presidente da Emut.
Ele lembra que a implantação do Programa Campos Cidadão trouxe avanços para o transporte coletivo, como redução da idade máxima dos veículos e ampliação da frota. ‘Também tivemos uma conquista importante, dotando o município de ônibus que atendem às normas de acessibilidade, o que não existia na cidade”, acrescenta.
Outra novidade anunciada por Paulo Mósso é a parceria feita entre o município e a concessionária de energia Ampla para executar modificações no sistema de iluminação dos semáforos, dentro do programa de eficiência energética da empresa. As lâmpadas incandescentes serão substituídas pelas de LED. “Temos mais de 100 cruzamentos semafóricos na cidade e a previsão de que esta substituição comece no início de 2011”, disse Mósso, acrescentando que, em relação à Nova Arthur Bernardes, um sistema de semáforos também será instalado na via.

Tecnologia permitirá uma simulação do tráfego diário  nas principais vias da cidade
O arquiteto e urbanista Ricardo Lanzellotti, que está cuidando da parte do trânsito e é o responsável técnico do Plano Viário, explica que equipes estão filmando vias da cidade para fazer um desenho da movimentação de veículos. “Passamos este filme para um programa de simulação de trânsito, que vai nos informar quantos veículos passam diariamente pelo local, quais são os tipos de veículos e quais são as conversões realizadas”, explica.
Lanzellotti acrescenta que este trabalho faz parte do levantamento das vias, que inclui a sinalização existente como tempo do semáforo, pesquisa de origem e destino, além de identificar as principais vias da cidade em termos de movimentação. “Com o diagnóstico, saberemos como é a cidade em termos de sistema viário. O segundo passo é começar a pensar nas alterações que terão que ser feitas”.
Uma das primeiras intervenções da equipe está sendo feita na Nova Arthur Bernardes,  “Propusemos alterações na sinalização da via, tornando o trânsito no local mais seguro e eficiente. Essa via, em médio prazo, vai ser uma das mais importantes da cidade”.

Passageiros –
De acordo com o engenheiro de transportes, Lauro Nobre, nesta fase de levantamento de dados, É muito importante a percepção dos gestores, operadores e usuários de ônibus porque será agregado à avaliação. “O trabalho também inclui o levantamento das pessoas; origem e destino dos usuários e sobe e desce nos terminais e dentro dos ônibus. Vamos mapear todos os ônibus e a quantidade de pessoas que utilizam o transporte coletivo”, diz Lauro Nobre.
Segundo ele também estão sendo levantados todos os pontos de embarque e desembarque dos ônibus para saber se tem ou não abrigo e recuo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário