O risco para quem passa pelo local é grande
A zona rural de Campos é formada por muitos canais de irrigação, que levam água às propriedades. e para cruzar esses canais é preciso passar por muitas pontes. Aí surge um problema: várias delas estão em péssimo estado de conservação, e isso gera um risco para quem passa e prejuízo para quem depende delas para escoar a produção agrícola.
Algumas pontes têm com cerca de 30 anos, e estão caindo aos pedaços. Elas foram construídas na baixada campista sobre os canais que cortam várias propriedades rurais pelo local.
O objetivo da criação delas foi facilitar, principalmente, o transporte da produção agrícola da área. Mas por estarem em péssimas condições deixam quem passa sobre elas preocupados.
Uma das pontes mostradas na reportagem não tem segurança alguma. Não tem mureta de proteção em nenhum dos lados, os pregos no chão podem machucar quem anda pelo local ou rasgar o pneu de um carro. A madeira está rachada, eoutra já se soltou e só não caiu porque está escorada pelos troncos que servem de base pra este tipo de ponte.
Até a ponte de concreto não é mais segura: foi parcialmente interditada pela Defesa Civil. Caminhões e ônibus não podem atravessá-la por que a estrutura está comprometida. Esta placa no chão esconde um buraco na ponte do terminal pesqueiro. Até os carros pequenos passam com dificuldades. O motorista precisa da orientação de alguém do lado de fora.
Com o trânsito de caminhões e ônibus na ponte proibido, para irem da Barra do Furado para Farol de São Thomé, os motoristas de veículos pesados precisam fazer um caminho bem mais longo.
Passamos pelas áreas rurais de São Martinho, Correnteza, Santo Amaro e tivemos que pegar a RJ-116. Chegamos a Farol de São Thomé depois de percorrermos 42 quilômetros - a distância seria de 9 km se passasse pela ponte sobre o canal Pacheco. As obras para a recuperação da ponte devem começar este mês.
Na ponte que fica em frente a casa da dona Valdiceia e do seu Amaro, nem sinal de obras. Eles moram às margens da principal estrada que vai para Quissamã. Um ônibus teria derrubado a mureta de proteção de um dos lados da ponte, segundo eles, há cerca de 10 anos.
A prefeitura de Campos disse que o Superintendente de Vias Públicas e Estradas da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, Luiz Costa, disse que aguarda a ordem de serviço para construir uma nova ponte canto de São Martim. Já a ponte sobre o canal Barro Vermelho que fica no limite de Campos e Quissamã, aguarda licitação para melhorias. A ponte do terminal pesqueiro deve passar por obras de recuperação até o fim desse mês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário