sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Órgãos traçam estratégias de segurança para eleições

Videoconferência reuniu representantes de órgãos da segurança de municípios de toda a região

 

Após sete delegados, que integram a IV Coordenadoria Regional de Polícia Civil do Interior (CRPI), assistirem na manhã de ontem, na sede da 134ª Delegacia Legal (DL/Centro), a uma videoconferência que tratou de assuntos ligados às eleições 2010, o coordenador regional da CRPI, João Batista Bayron, informou que será publicada uma portaria no Boletim Informativo da Polícia Civil esclarecendo as delimitações de todas as atribuições dos delegados.
Entre os presentes na videoconferência estavam os delegados titulares da 146ª Delegacia Legal (DL/Guarus), Márcio Caldas, da 134ª DL/Centro, Oscar de Sá Alves e da 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra, Carlos Alberto Andrade. A IV CRPI é responsável, ainda, pela 141ª Delegacia Legal de São Fidélis.

Fórum –
Na última quarta-feira (22), comandantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e Polícia Civil participaram de uma reunião do Fórum Maria Tereza Gusmão com juízes eleitorais para definirem os esquemas de segurança que serão empregados durante o pleito. Ao falar sobre os assuntos discutidos durante a reunião no Fórum, o delegado da 134ª DL/Centro, Oscar Alves, explicou as medidas que serão aplicadas nas eleições serão as mesmas de pleitos anteriores. “Acredito que por ser estadual e federal, a eleição vai ser mais tranquila do que se fosse municipal”.  A DL/Centro vai disponibilizar 20 policiais, sendo que 13 vão apoiar os juízes eleitorais e sete ficarão de plantão na delegacia. Entre as estratégias inicialmente discutidas, a atuação de delegados titulares da Polícia Civil, ajudando a Polícia Federal, ao fazer registro de ocorrências de boca de urna, entre outros crimes eleitorais.

Polícia Militar vai atuar guardando as urnas eletrônicas e na segurança em geral
O comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (8ºBPM), Gilmar Barros, explicou que a PM vai atuar na guarda das urnas e na segurança em geral. Ao todo serão disponibilizados 870 policiais, sendo que 670 estarão empenhados na guarda das urnas no sábado (02/10). No dia da eleição, domingo (03/10), eles vão atuar na segurança de juízes eleitorais e no policiamento nos locais de votação. O restante vai trabalhar no policiamento de rotina.
O comandante da Guarda Civil Municipal, Francisco Melo, explicou que, ainda, não finalizou o planejamento que definirá quantos homens vão atuar nas eleições. Além de apoiar o trabalho da PM, os guardas vão trabalhar no fechamento do trânsito e na segurança das urnas. O comandante do Corpo de Bombeiros não foi localizado para falar sobre o planejamento durante o pleito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário