sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Cadeirantes e guardas civis conscientizam motoristas

Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes
Por Telmo Filho
 (Foto: Gerson Gomes)  (Foto: Gerson Gomes)  (Foto: Gerson Gomes)
Cadeirantes da Organmização Não Governamental (ONG) Esportes sem Fronteiras, com auxílio de guardas municipais e guardas mirins, participaram de uma ação de conscientização na manhã deste sexta-feira (24), na Avenida Nelson de Souza Oliveira, em frente ao Campos Shopping, no Centro. Foram distribuídos panfletos com o slogan “Seja Legal no Trânsito”, com orientações de como os motoristas devem colaborar para um trânsito melhorar na cidade.

Os condutores, após serem abordados, acabavam colocando o cinto de segurança. O trabalho deste dia contou com o apoio da Superintendência de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (SMARH). Segundo o presidente do conselho fiscal da ONG, Maurício Lemos, essa ação deve ser realizada constantemente.

- Muitas pessoas são acometidas em acidentes de trânsito por embriaguez e/ou pela falta de uso do cinto de segurança, que não é uma cultura na nossa cidade. E uma ação como essa é para alertar os motoristas uma realidade a qual pode vir acontecer com eles devido a falta dos dispositivos de segurança - comentou.

Maurício informou que 15 atletas praticam basquete em cadeiras de rodas graças a uma parceria entre a ONG e a Fundação Municipal de Esportes (FME). A ONG funciona na Rua Carlos de Lacerda, 544, Parque Rosário, e completa no Dia Internacional do Deficiente Físico, três de dezembro do ano corrente, nove anos de fundação. “Dos 15 atletas, seis foram vítimas de acidentes de trânsito”, afirmou.

O cadeirante Sérgio Bonifácio, 44 anos, disse que todo o trabalho de conscientização é válido. “Queremos alertar os motoristas que nós estamos nas ruas e pedir também para que não estacionem ou parem nas rampas, pois acabam dificultando a nossa acessibilidade”, solicitou.

De acordo com o comandante de trânsito da Guarda Civil Municipal (GCM), sargento Walter Novaes, o órgão está sempre aberto para abraçar qualquer campanha de conscientização. “Desde o dia 21 deste mês, até o dia 27, em virtude da Semana Nacional de Trânsito, estamos contanto com o apoio de várias entidades que estão indo para as ruas orientar e alertar os motoristas, principalmente quanto ao uso dos dispositivos de segurança”, falou.

A ação chamou atenção do auxiliar administrativo João Vitor Medina. “É importante os guardas orientar todos os motoristas de Canpos para que possamos ter um trânsito melhor”, comentou. O guarda mirim Maycon Maciel, 15, foi um dos que fez valer o uso do cinto de segurança. “Se cada um fizer sua parte, evitamos acidentes com vítimas”, ressaltou.


Postado por: Dulcides Netto - 24/09/2010 11:39:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário