quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Guarda aperta o cerco na fiscalização contra o excesso de cargas


JORNAL O DIARIO - ONLINE

Mais um dia os caminhões que transportam de cana-de-açúcar em Campos foram alvo da Guarda Civil Municipal (GCM), que realizou ontem fiscalização para coibir o tráfego de veículos com excesso de carga: cana e madeira são os principais alvos da equipe que trabalha diariamente em quatro pontos do município. Além de ficarem de olho na altura da carga, os guardas também observam se os caminhões obedecem aos novos trajetos estabelecidos pela Empresa Municipal de Transportes (Emut).
Segundo o coordenador da operação, Marcos Antonio Barcelos Rosa, a equipe atua simultaneamente em dois pontos distintos. A altura máxima permitida é de 4,40 metros, sendo quatro metros determinados por lei municipal e 10%, de tolerância admitida pela GCM. “Quem não respeitar a lei é multado. O motorista tem que retirar o excesso de carga, mas mesmo assim é penalizado”, explicou.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), esta é uma infração grave e, além de ser multado, o motorista perde cinco pontos na carteira de habilitação. A Emut estabeleceu, no ano passado, a Portaria 48, que apresenta um novo trajeto para os caminhões de cana durante a moagem.
A partir dessa portaria, os caminhões só podem trafegar pela Ponte Rosinha Garotinho das 22h às 6h. Obedecendo a determinação, os veículos desafogam o trânsito na área urbana. Além do excesso de peso, os guardas estão fiscalizando ainda a amarração da carga. Pela manhã, nenhum caminhão foi notificado. A fiscalização aconteceu em outro trecho, na parte da tarde, e segue hoje em outros pontos da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário