sábado, 18 de setembro de 2010

ESTRADAS EM DECADÊNCIA...

Rio está na contramão do restante do país




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Estudo foi apresentado pela Confederação Nacional de Transportes

FotoNa contramão do restante do país, o estado do Rio de Janeiro está em severa decadência quando o assunto é a qualidade das rodovias que cortam o estado. Segundo dados apresentados pela Confederação Nacional de Transportes (CNT), a situação atual é pior do que a constatada em 2009. Dos mais de 2 mil km percorridos, a classificação de vias consideradas ruis ou péssimas subiu de 7,1% para 11,4%, enquanto as consideradas em 2009 como ótimas caíram de 38,7% para 16,2%.

Em todo país foram avaliados mais de 91 mil km da malha federal, estadual e privada e os dados, ao contrário do Rio de Janeiro, foram favoráveis. As estradas em condições consideradas ótimas ou boas subiram de 31% para 41,2%, enquanto ruins e péssimas tiveram pequeno aumento, de 24% para 25,4%.

"O Rio não acompanhou a melhora do resto do Brasil. A gente percebe gargalos significativos no estado, que concentra sua riqueza na Região Metropolitana. Algumas rodovias têm deficiências graves e precisam de mais investimentos, como a BR-116 Sul e a BR-101 Norte", explica Eduardo Rebuzzi, diretor de Transporte Rodoviário de Carga da CNT.

Sobre a BR-101, que é administrada pela Concessionária Autopista Fluminense da ponte Rio Niterói até a divisa do Espírito Santo, Rebuzzi afirma que a solução seria a construção novas pistas. O número de óbitos por ano na rodovia tem a expressiva média de 180 vítimas fatais.

Em dezembro de 2009, a assessoria de imprensa da Autopista Fluminense anunciou que as obras da duplicação dos 176 km que compreendem o trecho entre Rio Bonito e a divisa dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, teria início em 2010.

Através de uma solicitação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a concessionária elaborou um novo plano de atuação e o que estava previsto para ser feito a partir de 2017, estaria sendo antecipado em sete anos.

A pressão exercida por diversas autoridades que se engajaram na força tarefa diante de milhares de mortes registradas na rodovia que é conhecida como a “Rodovia da Morte”, fez com que uma resposta fosse apresentada.

A reportagem do site URURAU encaminhou um email para a assessoria da Concessionária solicitando informações sobre as obras da duplicação, mas não obteve resposta.

CINCO PRAÇAS DE PEDÁGIO EM 320 KM DE ESTRADA
No trecho da Ponte Rio Niterói até a divisa do Espírito Santo, são cinco praças de pedágio conforme contrato de concessão. A primeira entrou em funcionamento no dia 09 de fevereiro de 2009 e a última no dia 31 de agosto de 2009, no Km 252, em Rio Bonito. As quatro demais ficam localizadas no Km 299, em São Gonçalo; no Km 192, em Casimiro de Abreu e mais duas em Campos, no Km 123 em Serrinha e no Km 40, e Guandu.

As cinco praças de pedágio estão situadas numa área de 320 quilômetros de estrada. Iniciada em fevereiro de 2008, a concessão se estende a fevereiro de 2033.

Os motoristas que trafegam pela BR-101 têm direito a socorro médico, atendimento a veículos com problemas mecânicos, resgate de animais na pista, viaturas para combate a incêndio e inspeção de tráfego. O telefone gratuito para que o usuário possa solicitar atendimento ou falar com a ouvidoria é o 0800 282 0101.
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TABELA COM VALORES COBRADOS NAS PRAÇAS DE PEDÁGIO
1 - Automóvel, caminhonete e furgão - R$ 2,60
2 - Caminhão leve, ônibus, caminhão-trator e furgão - R$ 5,20
3 - Automóvel com semi-reboque e caminhoneta com semi-reboque - R$ 3,90
4 - Caminhão,caminhão-trator,caminhão trator com semi-reboque e ônibus - R$ 7,80
5 - Automóvel com reboque e caminhoneta com reboque - R$ 5,20
6 - Caminhão com reboque, caminhão-trator com semi-reboque - R$ 10,40
7 - Caminhão com reboque, caminhão-trator com semi-reboque - R$ 13,00
8 - Caminhão com reboque, caminhão-trator com semi-reboque - R$ 15,60
9 - Motocicletas, motonetas e bicicletas a motor - R$ 1,30
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