domingo, 15 de agosto de 2010

Mesmo com a lei Maria da Penha, violência contra a mulher continua em Campos

Em 2009 a Região Norte ficou em 2º lugar no estado em tentativas de homicídios contra mulheres
A lei Maria da Penha foi um avanço para garantir os direitos das mulheres, mas elas continuam sendo vítimas da violência. Na maioria das vezes, essa violência acontece dentro de casa e é praticada pelo próprio companheiro. Números do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro mostram que a Região Norte ocupa a segunda posição em tentativas de homicídios contra mulheres no estado.

Mulheres como a que aparece no vídeo a seguir, que prefere não mostrar o rosto, sofrem violência psicológica ou física em silêncio e chegam a uma depressão profunda. No maior município do interior do estado do Rio de Janeiro, Campos, os casos de violência contra a mulher são muitos. Em junho, em um único dia, 3 mulheres foram assassinadas, e no mesmo mês, uma jovem, teve o corpo incendiado pelo namorado.

As estatísticas que o Instituto de Segurança Pública divulgou são consideradas alarmantes, principalmente na comparação com 2008 quando a região estava na 9ª posição. Para a presidente do Conselho dos Direitos da Mulher em Campos, Margarida Estela Mendes, o números de casos só vai diminuir depois que o país tiver uma estrutura melhor para fazer cumprir a lei Maria da Penha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário