domingo, 13 de dezembro de 2009

Coordenadoria de Segurança e Ordem Pública e Guarda Civil Municipal em assinatura de adesão ao Pronasci

Por: Thábata Ferreira
Foto: Roberto Joia


Comandante da Guarda, Francisco Melo, e o coordenador de Segurança, Alcemir Pascouto, estiveram em Brasília

O coordenador de Segurança e Ordem Pública, Alcemir Pascouto, e o comandante da Guarda Civil Municipal, Francisco Melo, estiveram esta semana, em Brasília, para resolver os últimos detalhes para assinatura de adesão ao Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça. Segundo Pascouto, se tudo acontecer como previsto, a assinatura acontecerá no próximo dia 15 de janeiro.

- Vamos assinar a adesão ao programa, junto de outros 42 municípios que têm o índice de vulnerabilidade juvenil alto, de acordo com pesquisas feitas no Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Esta assinatura faz com que o município trabalhe junto ao Governo Federal para desenvolver programas que inibam o desenvolvimento da violência na região e atue de maneira mais específica nas diversas áreas - declara.

O Pronasci desenvolve 94 projetos em vários segmentos na sociedade que tangem a eliminação da violência urbana. No município, por exemplo, podem ser desenvolvidos, através dos recursos disponibilizados pelo Governo Federal para o programa, projetos de capacitação e reestruturação da Guarda Civil Municipal, além de trabalhos diretos com a comunidade.

- A aderência ao Pronasci está sendo possível graças às exigências que cumprimos do Ministério da Justiça, como a criação do Gabinete de Gestão Integrada, que é sancionada por lei. Preparamos, ainda, um levantamento do índice de criminalidade em todo o município, entre outras características que foram exigidas. Estamos concluindo o documento restante e nossa próxima viagem vai ser dia 18, para entrega desta documentação e, ainda, de um ofício assinado pela Prefeita Rosinha Garotinho, o qual demonstra o interesse pela aderência ao programa - conclui Pascouto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário