quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Lei dá gratificação de 100% para auxiliares de segurança

Por Jualmir Delfino
Foto: Gerson Gomes
A Prefeita Rosinha Garotinho ouviu agradecimento e promessa de empenho dos auxiliares na pessoa do Auxiliar de Vigilância, Alexandre Manhães


A Prefeita Rosinha Garotinho, acompanhada do Procurador do Município, Francisco Martins, do Coordenador Alcemir Pascoutto e do Comandante Franscico Melo, anuncia a gratificação como alternativa para fazer justiça aos auxiliares de vigilância.

A Prefeita Rosinha Garotinho sancionou na tarde desta quarta-feira (22), a lei que concede gratificação de 100% para os 331 auxiliares de segurança que atuam no serviço de trânsito. A prefeita recebeu os servidores na sede da prefeitura e, ao lado do Procurador do Município, Francisco Martins, além de autoridades dos órgãos de segurança municipal, explicou que a concessão da gratificação foi a alternativa encontrada para o governo corrigir a injustiça que era cometida contra os auxiliares de segurança que, embora realizem as mesmas atividades dos Guardas Civis Municipais, recebiam metade do salário destes. A prefeita explicou que, a partir da sanção da lei, os auxiliares que têm salários de R$ 580,62 passam a receber rendimentos de R$ 1.086,01.
   
O comandante da Guarda Civil Municipal, Major Francisco Melo e o coordenador de Segurança e Ordem Pública, Alcemir Pascoutto, foram unânimes em afirmar que, na prática, “o salário dos auxiliares dobra e é uma alternativa legal encontrada para fazer justiça, levando-se em conta que os auxiliares realizam o mesmo trabalho que os guardas civis municipais, pertencem a mesma corporação e usam a mesma farda”. Pascoutto e Francisco Melo destacaram a união do grupo e os investimentos feitos pela prefeita para dar estrutura à Guarda Civil Municipal.
   
Rosinha Garotinho lamentou que problemas jurídicos tenham impedido a concretização da isonomia entre auxiliares e guardas civis. “Lamento que o mesmo modelo de lei que em Macaé transformou auxiliares de segurança em Guardas Civis, não possa valer em Campos. Há alguns anos, os auxiliares de procurador tiveram um processo similar e a transformação em procuradores foi considerada legal, mas os auxiliares de segurança não puderam”, observou Rosinha, que reconheceu como legítima a luta dos 331 Auxiliares nos últimos cinco anos.
   
- Eu sei que a luta de vocês dura cinco anos e, quando recebi no ano passado a representação dos auxiliares, percebi que tratava de uma questão de justiça. Pedi empenho à Procuradoria e aos vereadores e este ano a lei da isonomia foi aprovada na Câmara e depois logo sancionei. Mas, infelizmente, alguém, que não defende o interesse coletivo, entrou com uma ação no Ministério Público e resultou num inquérito civil público, que tornou a lei sem efeito. No momento que fiquei ausente da prefeitura, propus a Nelson Nahim (prefeito interino), que buscasse uma alternativa. A gratificação foi a forma encontrada para equiparar os salários, porque os auxiliares realizam as mesmas atividades dos guardas civis, na mesma corporação, que é a Guarda Civil Municipal de Campos - justificou a Prefeita Rosinha Garotinho.


Postado por: Álvaro Sardinha - 22/12/2010 18:11:00

3 comentários:

  1. Olá doutor claudio andrade,sou uma auxiliar de vigilancia que esteve ontem no auditório da prefeitura para o sancionamento da lei de gratificaçao e mais uma vez nossos representantes deixaram a desejar nao questinando a restriçao clara presente no projeto,principalmente quando o comandante da guarda falou em apuraçao dando margem para restriçao.Um dos representantes só se prontificou a agradecer.Gostaria que o senhor recoloca-se este topico em evidencia para que o assunto nao fique esquecido e os envonvidos possam esclarecer esta situaçao.Saí de lá ontem com as mesmas duvidas.

    23 de dezembro de 2010 09:38
    Anônimo avcm J.R. disse...
    Bom dia, senhor claudio tenho receio de que haverá levantamento por parte da guarda de um numero de AVCM para ser beneficiado,já que nada foi dito sobre a tal apuraçao que será feita segundo o projeto.O propio major mello deixou subentendida essa possibilidade ao mencionar a Propria apuraçao do tal projeto.Confesso que tive vontade de me manifestar,porém, minha timidez me impediu,embora houvesse representante do nosso grupo lá,apto para fazê-lo, contudo não foi o que aconteceu...

    23 de dezembro de 2010 10:04
    Anônimo Anônimo disse...

    Infelizmente, por conta do meu filho, não pude comparecer, mas fico preocupada se mesmo numa reuniao com prefeita e todas as autoridades,incluindo o major,as duvidas não foram tiradas.Comigo nao teria essa de timidez.Eu teria feito as seguintes perguntas: 1-Se existe alguma chance de algum auxiliar ficar fora dessa lista de beneficiados com a gratificaçao. 2- Qual a apuraçao exatamente o major fará no que diz respeito a aqueles que serao identificados na condiçao mencionada no projeto. 3- Quais as atividades exatamente serao identificadas sendo executadas por um numero comcomitantemente com aquela que estes já exercem se quase todos os auxiliares estao lotados em postos fazendo o mesmo serviço. 4-Alem desta identificaçao, que outros critérios serao levados em consideraçao caso apenas um quantitativo for chamado.

    FARIA TODAS ESTAS PERGUNTAS PARA O MAJOR OU O PROCURADOR COM RESPOSTAS PARA AQUELE MOMENTO SEM EXITO DA PARTE DE NINGUEM...
    23 de dezembro de 2010 12:00

    ResponderExcluir
  2. Finalmente estão conseguindo o que queriam desde o começo, né? Vão receber o salário de guarda apesar de não terem feito concurso para tal! Agora, todo mundo está a favor de vocês... Prefeita, major, procurador, coronel... Eleições à vista! Aproveitem esta oportunidade, pois isso só acontece na Prefeitura de Campos. Uns se gabam de terem faculdade, mestrado e tudo mais, mas não foram capazes de passar num concurso melhor, nem ao menos a nível de segundo grau, como foi para guarda. uhauahuhauhauhauhauhuahua Vocês são demais!!! Esmola para vocês!!!! Apadrinhados!!!!!

    ResponderExcluir
  3. pelo menos nao foi concurso a nivel de 4a serie,como o seu, babaca!!

    ResponderExcluir