Projeto prevê reestruturação da orla de Farol
PMCG
A mudança beneficiará os pescadores |
O Terminal Pesqueiro de Farol de São Tomé será transferido para Barra do Furado dentro de um prazo previsto de três anos, devido a uma exigência da legislação ambiental federal. A informação é da Secretaria de Meio Ambiente, que através do Projeto Orla, já em andamento, prevê as etapas futuras que vão mudar a estrutura atual da praia campista. A mudança beneficiará os pescadores, que ganharão um novo local e fará com que Farol passe a contar com o turismo ecológico, uma das novas metas propostas para o novo terminal.
A transferência do terminal implica a criação de uma estrutura que atrairá turistas de todos os lugares, com a criação de um espaço para beneficiamento do pescado, artesanato ligado à pesca e o desenvolvimento do turismo ecológico, cultural e gastronômico da praia campista. O comércio do pescado será reafimado na região, já que atualmente a maior parte do pescado é exportado para o sul do país.
_ Tudo isso é parte do Projeto Orla, que é desenvolvido em nível municipal, estadual e federal. O projeto tem de passar por missões , obter aprovação do Inea, é tudo muito bem planejado. A nova cara de Farol de São Tomé será realmente surpreendente, tudo que vemos atualmente na orla vai ser modificado. Mas, com certeza, será para melhor, pois o Projeto Orla, que tem foco na preservação ambiental, é responsável pelo realinhamento de todas as praias do país”, destacou Izaura Árêas, coordenadora do projeto pela Secretaria de Meio Ambiente de Campos.
Além do beneficiamento do pescado, do fortalecimento do comércio e da pesca artesanal, a transferência de local ainda criará um espaço de interesse de turistas o ano inteiro. “A geração de mais emprego é uma das características que marcarão o novo Farol e o ecoturismo será destaque porque haverá um trabalho intenso no sentido de mostrar a riqueza ambiental da nossa praia”, finalizou Izaura.
Ururau com assessoria
Siga: twiter.com/siteururau
Nenhum comentário:
Postar um comentário