segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Prefeita Rosinha Garotinho cria Gabinete de Gestão Integrada e reforça possibilidade de adesão do município ao Pronasci

Por: Liliane Barreto
Foto: Gerson Gomes


GGIM terá central de monitoramento interligada com vários órgãos de segurança

Com a transformação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) em lei, a prefeita Rosinha Garotinho está dando ao órgão um instrumento a mais para a adesão do município ao Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania (Pronasci). Segundo o coordenador de Segurança e Ordem Pública, coronel Alcemir Pascoutto, agora, está sendo estudado um local apropriado para sediar o órgão, que terá uma central de monitoramento para que o município possa proporcionar uma estrutura que ofereça uma ação pró-ativa à população e otimizar os serviços.

Pascoutto informa que a partir do momento que o GGIM tiver sua sede, contará ainda, com sala de discussão, onde serão analisados os problemas detectados, e uma central de recebimento de informações, que vai contar com a presença da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Empresa Municipal de Transportes (Emut). "A prefeita poderá incluir o acionamento do Samu e ambulância", adianta o coordenador de Segurança e Ordem Pública.

Atualmente, 62 câmeras de monitoramento estão posicionadas em locais estratégicos do município, mas a intenção é que haja uma ação integrada de todos os órgãos. "A partir do Gabinete de Gestão Integrada, haverá uma integração maior entre as instituições. Hoje, a ação é reativa, mas precisamos de ações pró-ativas. Atualmente, o centro de monitoramento está instalado no Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac), apesar de não ter nenhuma relação com o órgão", lembra o coordenador, acrescentando que o sistema de monitoramento poderá futuramente, auxiliar em serviços, como iluminação pública e monitoramento do Rio Paraíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário