Geral
Folha da Manhã OnLine
Rosi Santos
A desordem urbana no trânsito de Campos continua prejudicando pedestres e contribuindo para aumentar o caos. Ontem, equipe da Folha da Manhã acompanhou a fiscalização da Guarda Civil Municipal e flagrou várias situações de desrespeito. Durante a fiscalização, até uma Kombi do Hospital Ferreira Machado foi flagrada estacionando em local proibido logo após o terminal urbano Luís Carlos Prestes, na beira-rio. Como o motorista não apareceu, o carro teve que ser multado — foram três veículos multados. O assunto vem sendo abordado pelo blog de Luciana Portinho, hospedado na Folha Online.
Durante o trajeto, alguns veículos foram notificados por estarem em desacordo com as leis de trânsito. O sargento Valter Novaes disse que geralmente após a passagem da Guarda, motoristas retornam e estacionam novamente em locais irregulares.
— Nossa principal função com o policiamento nas ruas é desobstruir o trânsito, facilitando a vida de motoristas e pedestres. A multa é um dos instrumentos, mas, na maioria das vezes, o trabalho é feito de forma preventiva —, informou ele, que analisa o comportamento dos motoristas: “Campos é uma das cidades que tem os piores e mais mal-educados motoristas. Eles têm uma dificuldade muito grande de respeitar as leis de trânsito e cometem irregularidades com muita frequência”, criticou o sargento.
Ação - Na rua Aquidaban, no local de carga e descarga para veículos leves, dois carros estavam estacionados, sendo que um foi logo retirado e o outro, como o motorista não apareceu foi multado. No vidro foi deixado um aviso de multa. Na Avenida Alberto Torres, além de usarem irregularmente as calçadas, os motoristas também foram flagrados parando na pista. Em uma das abordagens, um dos guardas ouviu como desculpa do motorista que a parada era rápida. Mais à frente, um caminhão fazia descarga irregularmente.
GCM ANSELMO notificando Kombi do HFM |
Próximo ao cruzamento com a 28 de Março, mais um carro parado irregularmente em local de carga e descarga. O motorista tentou argumentar. “Tenho um restaurante do outro lado da rua e estacionei para descarregar”, disse Elmar Antunes. Mas foi alertado pelo guarda Luiz Carlos Anselmo: “Quando você for descarregar alguém tem que ficar no local e outro descarregando. Se o carro estiver fechado e passar muito tempo, configura estacionamento e aí está sujeito à multa”.
A equipe encerrou o acompanhamento da ronda próximo ao campo do Americano, onde havia vários carros estacionados sobre as calçadas de duas revendedoras de automóveis e uma de móveis e decoração. A maioria pertencia a clientes. No caso das revendedoras, os guardas explicaram que os carros em exposição podem ocupar a área de recuo do estabelecimento, mas não a calçada.
O sargento ratificou que o objetivo não é prejudicar ninguém, mas sim, orientar e ajudar no ordenamento do trânsito, o que, segundo ele, seria mais fácil se cada um — pedestre, motorista e ciclista — fizesse a sua parte. A Folha entrou em contato com a assessoria do HFM, mas não obteve resposta da instituição.
Boa tarde, p/ fazer um relato sucinto, estacionei meu veiculo na rua Aquidaban, numa área de descarga, o motivo por tal imprudencia fora uma dor na perna direita q me empedia de dirigir, as vagas (06) estavam vazias e inclusive o poste nao constava de nenhuma placa, mas nao foram nem 20 min e levaram meu carro, documentos tds em dia, entao qdo retornei o msm n se encontrava, analisando as placas mais adiante,nao existe menção de "sujeito a reboque", mas como Sgtº Valter informou, deveriam aplicar multa ao invés de levá-lo arbitrariamente, o mais incrivel q ja se encontravam 05 veiculos de passeio no mesmo local, ou seja, o meu caso foi de emergencia de saúde; na R João Pessoa, esquina c/ R. Mal. Floriano, altura de nº 74, todos os dias ha carros oficiais (PM, PMCG,..) estacionados na calçada, na esquina, simplesmente p/ comprarem artigos militares numa loja, ou seja, trata-se de assunto particular, como não ficar indignado???
ResponderExcluir