segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Atenção! Quebra-molas...

Campos dos Goytacazes, segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

De acordo com o Contran, a instalação de quebra-molas deve seguir critérios e padrões técnicos
Com a proibição de tachões no sentido transversal das vias, pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), o quebra-molas está de volta. Tropeço para carros e que aborrece muitos motoristas, a lombada é um mal necessário. Pelo menos para a maioria de moradores, idosos e estudantes que precisam atravessar esquinas de trânsito intenso, com elevado índice de acidentes, como é o caso da avenida Zuza Mota, no Parque Presidente Vargas, em Guarus, Campos.
A situação no local chama a atenção por uma particularidade: a Escola Municipal Marechal Arthur da Costa e Silva fica situada no meio das duas pistas da avenida, que faz curvas acentuadas no entorno do prédio, em meio a duas esquinas com Expedicionário Ernezito Chagas e Expedicionário Amaro Dias, impondo risco constante para moradores e mais de mil alunos. Moradores e comerciantes que já assistiram diversos acidentes nestes cruzamentos reclamam que já solicitaram diversas vezes à Empresa Municipal de Transportes (Emut) a colocação de tachões na avenida, próximo da unidade escolar.  “Por causa da Zuza Mota ser duplicada, os carros e motos desenvolvem alta velocidade e passam pelo cruzamento no entorno da escola em alta velocidade. No cruzamento com a Expedicionário Ernesito não há visibilidade por causa das construções e não há tempo para frear. Se colocarem pelo menos dois tachões ou quebra-molas, os carros vão passar mais devagar e isso vai evitar acidentes. Estamos preocupados com o recomeço das aulas, porque fica ônibus escolar parado na saída da curva e a quantidade de alunos é imensa na travessia e se não for tomada providência vai acontecer uma tragédia por aqui. Outro dia um cara de moto não conseguiu fazer a curva, caiu e a moto se arrastou até bater no muro; em outro acidente, a moto foi parar em cima da calçada, perto do portão da escola”, disse o morador Wagner Campos Manhães.
Outro cruzamento perigoso e onde foram registrados dois óbitos em menos de 10 dias é o da Rua Doutor Beda com São João, no Parque São Benedito.
Emut: fluxo de veículos e viabilidade técnica
O diretor operacional da Emut, Carlos Fabel, informou que todas as reclamações recebidas no órgão são encaminhadas para o Setor de Projetos.
— A equipe técnica vai ao local, avalia o fluxo de veículos e verifica se há viabilidade de se construir um quebra-molas. A colocação de tachões como instrumento redutor de velocidade é vedado pelo Contran. Os tachões somente podem ser usados para fazer separação de faixas de rolamento, ou serem repostos onde já existiam antes da edição da Portaria que veda sua instalação. Mas de acordo com a situação, solicitamos que a secretaria de Obras construa quebra-molas dentro das medidas padrão de altura e largura, e depois a Emut faz a sinalização horizontal e vertical — explica Fadel.
A Secretaria de Obras e a Emut têm instalado quebra-molas em locais de elevado índice de acidentes e  têm contribuído para a redução. Exemplo disso ocorreu na rua Raul Escobar próximo ao cruzamento com Gilberto Cardoso e em diversas ruas que cruzam com o novo trecho construído da via expressa Arthur Bernardes, além da Rua Hipólito Sardinha, em frente a 146ª DL/Guarus.
Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) de novembro de 2009 altera a norma implantada em 1998
Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) de novembro de 2009 altera a norma implantada em maio de 1998, referente à instalação de ondulações nas vias públicas. Pela norma de 98, as ondulações, conhecidas como tachas e tachões, poderiam ser implantadas no sentido transversal da pista, desde que devidamente autorizados e segundo alguns critérios e padrões. Com a norma mais recente, os tachões devem ser utilizados apenas para a divisão do fluxo de sentidos opostos e para o balizamento de interferências na pista.

Padrão - De acordo com a Resolução 39/98 do Contran a largura da ondulação deverá sempre ser a mesma da pista. Já o comprimento e altura variam, respectivamente, de acordo com o tipo de via pública: 1,50 x até 0,08m e 3,70m x até 0,10m.

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