Campos24Horas.com
As Guardas Municipais de São João da Barra e Campos participaram do 21º Congresso Nacional das Guardas Municipais, em Novo Hamburgo-RS, na semana passada. O evento, que ocorreu nos pavilhões da FENAC, foi promovido pela Prefeitura e pelo Conselho Nacional das Guardas Municipais. Para marcar o início das atividades, autoridades e os 1.085 participantes participaram da abertura oficial.Na cerimônia, as 137 guardas municipais vindas de 19 estados brasileiros foram homenageadas pelo desfile das bandeiras. Após a execução do Hino Nacional, o prefeito Tarcísio Zimmermann e os representantes de órgãos nacionais, estaduais e municipais ligados à segurança pública ressaltaram a importância de debater o trabalho, a legislação e as ações das guardas. Também foram lembradas questões como o apoio do governo federal ao segmento e às iniciativas ligadas ao setor, entre eles o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI).
Esta discussão está diretamente ligada ao congresso, já que o tema desta edição é “O PRONASCI, os Municípios e as Guardas Municipais na Prevenção da Violência”. A secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, salientou que o programa deve avançar mais. “Nós queremos que o PRONASCI seja uma política de estado para o País, com um orçamento reservado, garantindo assim mais investimentos para a área, que é a prioridade número um da sociedade”, disse.
Na ocasião, o Comandante da Guarda Civil Municipal de São João da Barra, Leandro Augusto Ferreira de Almeida, ao lado do Subcomandante Getúlio Almeida de Souza e o representante da Guarda Municipal de Campos dos Goytacazes, Wellington de Souza Levino (GCM LEVINO), participaram do evento. “Precisamos unir forças para que as Guardas Municipais de todo país possam desenvolver uma nova Política de Segurança Pública no âmbito Municipal, pois suas ações contribuem positivamente na prevenção da violência”, diz o Comandante GCM Leandro Ferreira.
Além de Tarcísio e Regina, participaram da cerimônia o secretário estadual da Segurança Pública, Airton Michels, e o presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais, Gilson Menezes. Como forma de agradecimento ao apoio para realização do congresso, Menezes entregou às três autoridades o certificado “Amigo das Guardas Municipais”. Finalizando a noite, os presentes participaram de um coquetel ao som da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo.
Pelo seu explícito interesse por nossa Instituição, não há dúvidas, o GCM Levino era o mais indicado para assumir a presidência da Associação. Não votei nele (por não ser associado), mas torci muito por sua vitória, inclusive manifestei apoio ao mesmo, à véspera da eleição. Possui grandiosos projetos, assim como o GCM Barbosa, no entanto, destacou-se por ser operacional (trabalhar na rua) e ser participativo nas causas de interesse da Instituição. Acredito, sinceramente, em grandes mudanças. É hora de união!
ResponderExcluir