segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Guarda Municipal de SJB e Campos participam de congresso no RS


Campos24Horas.com

segunda-feira, 22 de agosto de 2011 (Foto: Divulgação)
As Guardas Municipais de São João da Barra e Campos participaram do 21º Congresso Nacional das Guardas Municipais, em Novo Hamburgo-RS, na semana passada. O evento, que ocorreu nos pavilhões da FENAC, foi promovido pela Prefeitura e pelo Conselho Nacional das Guardas Municipais. Para marcar o início das atividades, autoridades e os 1.085 participantes participaram da abertura oficial.
Na cerimônia, as 137 guardas municipais vindas de 19 estados brasileiros foram homenageadas pelo desfile das bandeiras. Após a execução do Hino Nacional, o prefeito Tarcísio Zimmermann e os representantes de órgãos nacionais, estaduais e municipais ligados à segurança pública ressaltaram a importância de debater o trabalho, a legislação e as ações das guardas. Também foram lembradas questões como o apoio do governo federal ao segmento e às iniciativas ligadas ao setor, entre eles o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI).
Esta discussão está diretamente ligada ao congresso, já que o tema desta edição é “O PRONASCI, os Municípios e as Guardas Municipais na Prevenção da Violência”. A secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, salientou que o programa deve avançar mais. “Nós queremos que o PRONASCI seja uma política de estado para o País, com um orçamento reservado, garantindo assim mais investimentos para a área, que é a prioridade número um da sociedade”, disse.

Na ocasião, o Comandante da Guarda Civil Municipal de São João da Barra, Leandro Augusto Ferreira de Almeida, ao lado do Subcomandante Getúlio Almeida de Souza e o representante da Guarda Municipal de Campos dos Goytacazes, Wellington de Souza Levino (GCM LEVINO), participaram do evento. “Precisamos unir forças para que as Guardas Municipais de todo país possam desenvolver uma nova Política de Segurança Pública no âmbito Municipal, pois suas ações contribuem positivamente na prevenção da violência”, diz o Comandante GCM Leandro Ferreira.
Além de Tarcísio e Regina, participaram da cerimônia o secretário estadual da Segurança Pública, Airton Michels, e o presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais, Gilson Menezes. Como forma de agradecimento ao apoio para realização do congresso, Menezes entregou às três autoridades o certificado “Amigo das Guardas Municipais”. Finalizando a noite, os presentes participaram de um coquetel ao som da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo.

domingo, 21 de agosto de 2011

Guarda Civil para auxiliar PM


Regiões

Folha da Manhã

Divulgacao


Com o efetivo reduzido da Polícia Militar nas cidades do interior do estado contraposto ao crescimento populacional, as guardas municipais de Macaé e Campos — as maiores cidades do Norte Fluminense — auxiliam no combate a criminalidade. Enquanto a corporação de Macaé avança na preparação do efetivo, em Campos a guarda recebeu há dois meses armas não letais, mas que até agora ainda não começaram a ser utilizadas.

Exemplo do avanço da guarda macaense é a equipe do Grupamento Independente de Cães (GIC), criada em 2008. Recentemente a corporação passou por um curso tático no Parque de Exposição Latiff Mussi com o objetivo de aperfeiçoar a guarda da cidade utilizando cães treinados. Já em Campos, a secretaria nacional de Segurança Pública (Senasp), através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), doou 25 armas não-letais para a Guarda Municipal, mas as armas ainda não estão sendo usadas.

O Grupamento Independente de Cães (GIC) de Macaé foi criado em julho de 2008 pela Guarda Municipal com o objetivo de auxiliar no policiamento preventivo e ajudar o combate a diversos tipos de crime que ocorrem no município. O canil do GIC funciona no Centro de Convenções de Macaé. O GIC já conta com cães da raça pastor alemão, labrador e malinois, que trabalham servindo a todos os departamentos da Guarda e as Secretarias Municipais e estão sendo adquiridos mais cães para aumentar o efetivo.

Para ensinar os guardas municipais a conduzirem os cães e treinar os animais, é realizado um curso preparatório para as operações. O curso foi realizado no último final de semana com duração de três dias, onde 15 agentes da Guarda de Macaé foram treinados. Segundo o instrutor Carlos Souza, que já formou mais de 300 treinadores, 95% das instruções que foram dadas no curso eram táticas operacionais com simulações de operações reais.

O responsável pelo Canil da Guarda de Macaé, Anderson Correia Justino disse que os cães são empregados no policiamento de uma forma geral, policiamento de rua e controle de distúrbios civis, ajudando a fazer busca em edificações, detecção de entorpecentes e anti sequestro, além do policiamento preventivo.

— O objetivo ao utilizar os cães na Guarda é de zelar pela segurança e bem estar da população. É um trabalho que exige dedicação, esforço, competência e acima de tudo um grande amor ao cão — conta Anderson.

Justino ainda explica que o treino com os animais começa a partir dos oito meses de idade e o cão tem uma vida útil de trabalho de oito anos de serviços prestados ou 10 anos de idade, em média. O treinamento canino é intenso e reforçado todos os dias para exercitar o condicionamento. De acordo com o responsável pelo canil, após este curso, será ministrado também o curso Preventivo de Rapel Tático com Cães e o curso de Táticas Urbanas. 

CAMPOS

A Guarda Municipal de Campos recebeu em junho, 25 kits de armas de condu-tividade elétrica M26 (taser), conhecidas como armas não- letais. A doação foi feita pela secretaria Nacional de Segurança (Senasp) através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). O município de Campos é o terceiro do estado a contar com esse tipo de armamento não-letal. As armas ainda não estariam sendo usadas devido à falta de treinamento dos guardas, que continuam circulando pela cidade sem o equipamento. A reportagem da Folha entrou em contato com o comandante da guarda, major da Franciso Mello e com o coordenador de Segurança e Ordem Pública do município, Alcemir Pascoutto durante a semana para saber quando as armas  serão utilizadas, mas não obteve resposta.
20/08/2011 - 14h34

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Inscrições abertas curso PRONASCI - EAD


A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) abre nesta terça-feira (16) as inscrições do seu 23º ciclo de cursos de EAD.

As matrículas podem ser efetuadas no site do Ministério da Justiça (link na coluna ao lado). Serão disponibilizadas 200 mil vagas para todo o Brasil. O aluno poderá se inscrever em até dois cursos, caso o número total de vagas não seja preenchido no período estabelecido.

A capacitação é oferecida exclusivamente aos profissionais da área de segurança pública: Polícia Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Polícias Federal e Rodoviária Federal, além da Guarda Municipal. Neste ciclo são oferecidos 60 cursos, sendo quatro novos: Espanhol 2, Programas de Proteção à Crianças e Adolescentes Ameaçadas de Morte, Ações para Controle de Armas e Uso Diferenciado da Força.

data/documents/storedDocuments/{334263AD-A534-4B0E-AD1D-363427828AB4}/{802729F2-373C-4F5C-AD95-B515A46F24C0}/seat.gifAcessos à rede 

domingo, 14 de agosto de 2011

Reivindicações de moradores do Novo Joquei com fogo e negociação

 Fotos: Leonardo Berenger
Corpo de Bombeiro, Polícia Militar e a GCM atuaram no local para conter o protesto
Corpo de Bombeiro, Polícia Militar e a GCM atuaram no local para conter o protesto
Poucas horas de a Prefeitura de Campos fazer a entrega de 242 casas do Conjunto Habitacional do Programa Morar Feliz, no Parque Novo Jóquei, moradores foram para a principal e única pista asfaltada do bairro, na Rua Rosa Montezano, e promoveram uma manifestação, ateando fogo em pneus.

Cerca de 50 pessoas participaram do protesto. O secretário de Governo, Geraldo Pudim foi até o local e conversou com a população se comprometendo a retornar na segunda-feira com projeto que está em processo de preparação para licitação, e este será apresentado a uma comissão de moradores do bairro.

Com a manifestação iniciada a Polícia foi acionada e como a Guarda Civil Municipal (GCM) esteve presente no bairro durante o dia, também foi acionada e o Grupo de Choque realizou o trabalho para conter a ação dos manifestantes, que promoveram o protesto de forma pacífica, com a solicitação de que com a chegada do Corpo de Bombeiros, o fogo só fosse apagado depois da chegada da imprensa.

Os líderes informaram que queriam chamar a atenção das autoridades para solicitar que o bairro possa ter melhorias por não ter água, esgoto, segurança e serviço dos correios, por exemplo. O grupo ainda declarou no meio da confusão, que não reconheciam, por questões políticas, a associação de moradores como forma de apresentarem suas reivindicações, que segundo eles, já são feitas há mais de 20 anos.

Por volta das 19h40, os Bombeiros com apoio da Polícia apagaram o fogo e liberaram a pista.

Pouco depois, Geraldo Pudim chegou ao local e conversou com os manifestantes, afirmando que há um projeto para atender as demandas do bairro, marcando um retorno para a próxima segunda-feira (15/08). “Na segunda-feira estaremos na Secretaria de Obras recebendo essa comissão para mostrar o projeto e a noite, voltaremos aqui, às 19h, para uma reunião coletiva. O Governo não tem porque se esquivar, muito pelo contrário, quando a população reivindica, nós ouvimos, e como tem acontecido sempre, apresentamos dados e provas de que muito está sendo feito, e aqui para essa população não é diferente”.

Pudim ainda declarou em entrevista a imprensa no local, que já havia uma determinação da prefeita Rosinha Garotinho para que as demandas do bairro sejam atendidas. “O projeto indo para licitação, as obras se iniciam dentro de 30 a 60 dias”.

Sobre a reclamação por conta da segurança, o Coronel Gilmar Barros garantiu que não há registro de assaltos no bairro, sendo que com o aumento da população com as novas moradias, haverá também a maior frequencia de policiamento no local.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Veículos “batidos” agora serão identificados no sistema do Denatran



Resolução 362 do Contran deve ajudar quem quer comprar carro usado apartir de 2011
Ururau / Leonardo Berenger
Resolução 362 do Contran deve ajudar quem quer comprar carro usado apartir de 2011
Comprar um carro usado não é tarefa fácil. Entre preços e prestações o comprador ainda tem que ficar atento à possíveis avarias que o veículo possa ter sofrido no passado e não sair lesado ao comprar como novo, um veículo que já foi consertado após um acidente.

Completamente vulnerável, resta ao comprador, confiar na palavra do vendedor e naquilo que seus olhos conseguem ver, já que oficinas especializadas garantem a invisibilidade de muitos tipos de danos, transformando muitos gatos em lebres.

Para a felicidade e tranqüilidade dos futuros proprietários de veículos usados uma recente resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), promete por fim a esse dilema.

Segundo estabelecido na Resolução 362, todos os veículos envolvidos em acidentes a partir deste ano (2011), terão um registro do tal acidente com a classificação do dano ocorrido como:

I – Dano de pequena monta; II – Dano de média monta; 
III – Dano de grande monta.

Caberá à autoridade de trânsito ou seu agente, preencher um formulário não só classificando o dano como anexando ao Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito (BOAT), as fotografias do veículo acidentado, constando imagens das laterais direita e esquerda, frente e traseira do veículo.

Como além de facilitar a vida do comprador, a resolução considera pontos como necessidade de estabelecer e padronizar procedimentos para a detecção de danos 
nos veículos; o número de veículos acidentados que, recuperados, voltam a circular nas vias públicas; determinar medidas que submetam os veículos acidentados a procedimentos de controle para que possam voltar a circular com segurança além de estabelecer procedimentos para a baixa do registro dos veículos acidentados irrecuperáveis, uma vez avaliado o dano de média ou grande monta o veículo fica impossibilitado de trafegar sendo desbloqueado após comprovação do conserto e autorização do Departamento Estadual de Transito (Detran).

Para o empresário Leonardo Manhães, de 34 anos, a resolução configura também uma garantia sem precedentes dos direitos do consumidor.

“Há alguns anos comprei um carro e somente muito tempo depois fui saber que já tinha sido batido. Nem mesmo o mecânico da minha confiança detectou as avarias. Mais de um ano depois de comprado, levei ao lanterneiro para fazer um conserto e descobri o ocorrido. Me senti ludibriado, enganado e não tive como reaver meus direitos. Se fosse hoje, sob a vigência desta resolução teria meios de atestar a idoneidade do vendedor.”

Além disso, será possível ao comprador consultar as informações sobre acidentes ocorridos com o veículo, à partir do número do chassi, via internet, na página do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Conheça a Resolução 362 na íntegra.
Ururau
Siga: twitter.com/siteururau

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Educação no Trânsito...

 Você consegue ver a moto?

O motorista do carro também não a viu...
E agora? Consegue vê-la?


 
O motoqueiro estava a aproximadamente 135 km/h. O motorista do Volkswagen estava falando ao celular
quando saiu de uma rua lateral, sem ver a motocicleta. Não teve tempo de evitar o acidente.



No carro estavam dois passageiros (o motorista e mais um) e o motoqueiro

foi encontrado dentro do carro, entre eles. O carro capotou pela força do impacto
e foi parar a mais ou menos 7 metros de onde aconteceu a colisão.




 As três pessoas morreram instantaneamente.
Mas o celular continuou funcionando normalmente...
Os veículos foram expostos em uma feira de motocicletas

da polícia do México.

Falar ao celular enquanto dirige aumenta o risco de acidente

em 200%, isto em uma conversação normal; mas se a chamada
tiver uma carga emotiva, a distração é ainda maior,
e "Teclar" multiplica esse índice por 10.

Pense bem sobre o assunto!!! Deixe para falar ao celular e

mandar mensagens de texto quando não estiver dirigindo.
Coloque o celular no banco traseiro e deixe-o no vibra, se não

consegue resistir ao impulso de atendê-lo enquanto dirige!!
Estas são fotos que valem por mil palavras.






Câmara realiza sessão solene nesta segunda-feira (08)


Notícias

Vilmar Brum
Foto
O evento será transmitido, simultaneamente, pelo canal 15 da Viacabo TV e pelo site oficial da Câmara

www.camaracampos.rj.gov.br

Por Da Assessoria
Na próxima segunda-feira, 08 de agosto, a partir das 17h, acontece a Sessão Solene da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes 2011 em homenagem as pessoas que se destacaram na sociedade campista, contribuindo para o desenvolvimento do Município. Ao todo, serão, aproximadamente, 100 homenageados.

Dentre os contemplados, estão o deputado federal Anthony Garotinho, a deputada estadual Clarissa Garotinho, o cantor Elymar Santos, o comunicador Granger Soares Ferreira e familiares do fotógrafo Dib Hauaji. A abertura da solenidade contará com a apresentação do Hino Nacional interpretado pelo Coral de Libras da Faculdade de Medicina de Campos (FMC), regida pelo professor Reginaldo Ferreira da Silva. 

Assim como as sessões ordinárias, o evento será transmitido, simultaneamente, pelo canal 15 da Viacabo TV e pelo site oficial da Câmara (www.camaracampos.rj.gov.br). Para maiores informações, favor entrar em contato com a Assessoria de Imprensa do Legislativo, através do telefone (22) 2101-6396 ou pelo endereço eletrônico imprensa@camaracampos.rj.gov.br.

Confira abaixo a relação dos homenageados por comendas: 

TÍTULO DE CIDADÃO CAMPISTA 

ANA RACHEL CHRISTINA DA CRUZ FIORAVANTI – Vereador Altamir bárbara
DANIEL PAGUNG – Vereador Altamir Bárbara
MÁRCIO CALDAS DIAS MELLO – Vereador Altamir Bárbara
GILMAR BARROS DOS REIS – Vereador Altamir Bárbara
ALINE TEIXEIRA MARQUES FIGUEIREDO SILVA – Vereador Altamir Bárbara
LUIZ LEANDRO LEITÃO GOMES FILHO – Vereador Altamir Bárbara
JAILDO VIEIRA REIS – Vereador Carlos Alberto - Vereador Albertinho
KELLENSON AYRES FIGUEIREDO DE SOUZA - Vereador Albertinho
VITOR RAMOS MUSSI NETTO - Vereador Gil Vianna
ANDRÉ LACERDA DE ABREU OLIVEIRA - Vereador Gil Vianna
SILVÉRIO DE PAIVA FREITAS - Vereador Gil Vianna 
CELSO GONÇALVES AGUIAR DE OLIVEIRA – Vereador Vieira Reis
FRANCISCO JOSÉ TADEI CEMBRANELLI – Vereador Vieira Reis
DAISAKU IKEDA – Vereador Jorge Gama Alves – Pé no Chão
CARLOS EDUARDO TAVARES DE CASTRO – Vereador Jorge Ribeiro Rangel
ZACARIAS ALBURQUERQUE OLIVEIRA – Vereador Jorge Ribeiro Rangel
ROBERTO TEIXEIRA MALTA – Vereador Jorge Ribeiro Rangel
ROBERTO JOSÉ – Vereador Jorge Ribeiro Rangel
Juiz CLÁUDIO FERREIRA RODRIGUES – Vereador Jorge Ribeiro Rangel
TÂNIA FACO HAUAJI – Vereador Jorge Ribeiro Rangel
ALEJANDRO CASTILHO ARROYO – Vereador Jorge Ribeiro Rangel
ANTÔNIO FRANCISCO RODRIGUES FILHO – Vereador Jorge Magal
JOSIAS NUNES DE ABREU – Vereador Jorge Magal
ANTÔNIO MOSER – Vereador Jorge Magal (Representado por Sr. Ricardo Gomes)
FERNANDO JERÔNIMO DOS SANTOS JÚNIOR – Vereador Kellinho
CLÁUDIO DE SOUZA REIS – Vereadora Maria da Penha
FLÁVIO PEREIRA – Vereadora Odisséia Carvalho
GRANGER SOARES FERREIRA – Vereadora Odisséia Carvalho
JOSÉ RAIMUNDO BATISTA MOREIRA – Vereador Rogério Matoso
Desembargador Dr. MIGUEL PACHÁ – Vereador Rogério Matoso
Senador MARCELO BEZERRA CRIVELLA – Vereador Jorge Magal e Denílson Pinto
REGINALDO FERREIRA DA SILVA - Título de Cidadão Campista – Dr. Abdu Neme


ORDEM DO MÉRITO JOSÉ DO PATROCÍNIO 

BENEDITO MARQUES DOS SANTOS FILHO – Vereador Altamir Bárbara


ORDEM DO MÉRITO JOSÉ CÂNDIDO DE CARVALHO 

ANTHONY WILLIAM GAROTINHO MATHEUS DE OLIVEIRA – Vereador Albertinho
RICARDO GOMES – Vereador Marcos Bacellar
LAURA LIONE CARVALHO DOS SANTOS – Vereador Marcos Bacellar
MARIA DA CONCEIÇÃO RAMOS – Vereadora Odisséia Carvalho
WALDIR PINTO DE CARVALHO “in Memoriam” – Vereador Rogério Matoso


ORDEM DO MÉRITO OSWALDO MARTINS 

VILMAR BORGES BRUM – Vereador Papinha
CARLOS EDUARDO TAVARES DE CASTRO- Vereador Jorge Rangel
LILIANE FERNANDES PINHEIRO NUNES PEREIRA – Vereador Jorge Rangel
Senador MARCELO BEZERRA CRIVELLA – Vereador Rogério Matoso


ORDEM DO MÉRITO ANA NERI 

VIRGÍNIA CORRÊA DE OLIVEIRA BARROS DE SOUSA – Vereador Altamir Bárbara


ORDEM DO MÉRITO Dr. PAULO PINTO 

HELSON HENRIQUE DE SOUZA OLIVEIRA – Vereador Nelson Nahim 
LÉA CRISTINA BARBOSA DA SILVA PAIVA – Vereador Jorge Rangel
ZENILCE CORRÊA BARRETO – Vereador Jorge Rangel


ORDEM DO MÉRITO BENTA PEREIRA 

JOSÉ ROBERTO PESSANHA – Vereador Dante Pinto Lucas 
FÁTIMA DAS GRAÇAS LINHARES PASSOS MENEZES – Vereador Jorge Rangel
BENEDITO KLEM SOBRINHO – Vereador Jorge Rangel
ZENILCE CORRÊA BARRETO – Vereador Jorge Rangel
EDUARDO RIBEIRO GOMES DE AZEVEDO – Vereador Jorge Rangel
JOSÉ ELIAS AMIM – Vereador Jorge Rangel 
ALDEMIR GONÇALVES AZEVEDO – Vereador Jorge Rangel
JONICE VITOLA DA HORA MACEDO – Vereador Jorge Rangel
ANTÔNIO JOSÉ PADILHA – Vereador Jorge Rangel
CLAREICE CONCEIÇÃO FRANCO PESSANHA – Vereador Jorge Rangel
ELYMAR SANTOS – Vereador Jorge Magal
NÉLIO ARTILES FREITAS – Vereador Kellinho
ALBERTO ROSA FIORAVANTI – Vereador Nelson Nahim
ZULEIKA DA CONCEIÇÃO SILVA – Vereadora Maria da Penha
MANOEL SIMÕES DE AZEVEDO FILHO – Vereador Marcos Bacellar
HILDA RIBEIRO CARVALHO – Vereador Marcos Bacellar
JOÃO FERNANDES DE SOUSA – Vereador Rogério Matoso

ORDEM DO MÉRITO JOÃO DA HORA 

ROSANA CORRÊA JUNCÁ – Vereador Rogério Matoso
SIMONE DA HORA MACEDO – Vereador Marcos Bacellar
SUZANA DA HORA MACEDO – Vereador Marcos Bacellar
MARLENE SALGADO DE OLIVEIRA – Vereador Jaildo Vieira Reis
ELIZABETH TUDESCO COSTA TINOCO – Vereador Jorge Magal


ORDEM DO MÉRITO DOUTOR ALBERT SABIN 

Dra. VIVIANE FACÓ HAUAJI – Vereador Jorge Rangel
Dr. JAYME TINOCO NETTO – Vereador Jorge Magal
Dr. EDGARD MANHÃES DE ANDRADE – Vereador Jorge Rangel
DR. RALPH DIAS PESSANHA – Vereador Marcos Bacellar


ORDEM DO MÉRITO MÁRIO FERRAZ SAMPAIO 

WASHINGTON LUIZ TEIXEIRA – Vereador Jaildo Vieira Reis 
CLARISSA BARROS ASSED MATHEUS DE OLIVEIRA – Vereador Jorge Magal


ORDEM MUNICIPAL DO MÉRITO 

HUMBERTO SAMYN NOBRE OLIVEIRA – Vereador Jorge Rangel
DANIELA TUDESCO COSTA TINOCO – Vereador Nelson Nahim Matheus de Oliveira
EDSON CARVALHO RANGEL – Vereador Rogério Fernandes R. Gomes – Rogério Matoso
MANOEL FERREIRA – Vereador Vieira Reis
HUMBERTO SAMYN NOBRE OLIVEIRA – Vereador Jorge Ribeiro Rangel
VILMA RANGEL BRAGA – Vereador Marcos Vieira Bacellar
RITA DE CÁSSIA TOSTES MOTA - Vereador Marcos Vieira Bacellar.
VÂNIA VENTURA BARRETO - Vereador Marcos Vieira Bacellar.
DIB SAHID HAUAJI - Vereadores Rogério Mattoso e Kellenson Ayres – Kelinho.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Blog do Cláudio Andrade...

http://www.blogclaudioandrade.blogspot.com/

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O relato de um guarda municipal



Guarda decepcionado com as condições de trabalho
 
Queria antes de começar o relato agradecer o espaço concedido, busco não desafiar o comando da guarda ou de quem achar por merecer, inclusive a “querida” prefeita. Venho tentar abrir o diálogo e buscar melhorar o ímpeto e a moral de uma classe de servidores públicos que não é vista como por merecer o mínimo das condições humanas de trabalho.

Feitas as apresentações vamos apresentar para a sociedade o que estamos por viver: Observando as licitações realizadas pela prefeitura nesses últimos anos, fico revoltado ao chegar no almoxarifado da guarda e  pedir o uniforme ouvir a resposta, que foi pedido pelo comandante e está no setor de licitação da prefeitura. 

Só que perguntando mas um pouco me disseram que no comando anterior da guarda, foi feita não só uma licitação dos uniformes como também uma para construção do alojamento e foram pagas e não entregues. E que estão cobrando a empresa para essa entregar os uniformes e ficamos a deriva dessa situação, neste momento podem aqueles defensores do atual grupo político afirmar que o governo passado foi de uma infinita corrupção e tal... mas se não me engano estamos no terceiro ano do governo atual e esse imbróglio ainda não foi resolvido? 

Somos aproximadamente 900 guardas e auxiliares e somos obrigados a comprar o uniforme se não quisermos passar por constrangimentos na rua com os mesmos rasgando ou descosturando. Fiz umas contas sobre o uniforme nas lojas que fornecem o uniforme e que estes geralmente custam entre R$ 100,00 e R$ 150,00 reais e uma licitação ficaria em torno de R$ 90.000,00 e R$ 135.0000,00 mil reais. Esse valor sem descontos que são oferecidos para compra em grandes quantidades, então sairia bem em conta. 

Minha pergunta a prefeitura não teria esse dinheiro pra comprar o uniforme para a corporação? Ou será que é muito cara para os cofres públicos?
 
Amanhã vou mandar um novo email para outro descaso com esta corporação.

Espero que este espaço possa ser utilizado para ampla discussão sobre o descaso do poder público não só com a guarda como com toda a sociedade.
 
Abraço GCM DESILUDIDO



Anônimo disse...
Boa Noite! Sou Guarda Civil Municipal em Campos dos Goytacazes.
Lendo este relato e os comentários destinados a nossa instituição, tento entender o valor do nosso trabalho para a população. A verdade é que não existe uma estrutura adequada para desempenharmos um bom trabalho, sei que isso não justifica um agente exibir uma conduta truculenta diante da população, mas creio que quando as condiçoes são dignas, pelo menos temos um aumento na motivação para o trabalho.
Também é legal salientar que não se consegue atingir um objetivo quando não existe competência pra isso. O que percebo nesta Guarda Municipal, são que as pessoas que desempenham as funções não são capacitadas adequadamente, pode ser que não sejam aproveitadas corretamente em determinado serviço pelo perfil apresentado ou por sua capacidade cognitiva, mas também pode ser que essas mesmas pessoas não buscam se qualificar para prestação deste serviço.
Quanto a aceitação do público, nunca seremos aceitos como a corporação de Bombeiros Militares, até porque precisamos manter sob controle o transito em uma cidade a qual sua infra-estrutura é precária. Talvez no futuro, quando o trabalho de prevenção feito pelo Grupamento de Ronda Escolar render frutos, possamos ter uma sociedade mais equilibrada, que respeite o limite dos outros, que seja solidária às necessidades do próximo e por consequencia termos uma istituição Guarda Municipal, que amo tanto, mais respeitada e querida por todos.
Entendam que as palavras por mim escritas não procuram atingir determinado grupo ou pessoa, só espero que todos juntos consigamos viver num lugar melhor e com harmonia. 
Grande abraço, este GCM
5 de agosto de 2011 23:25