quinta-feira, 5 de maio de 2011

Operação do Detran termina com dezenas de veículos apreendidos

Geral

Folha da Manhã

Valquíria Azevedo



Leonardo Berenger
O Departamento de Trânsito do Estado do Rio (Detran) continua apertando o cerco em Campos. Ontem foi realizada mais uma operação contra a inadimplência de IPVA, mau estado de conservação dos veículos e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida. O ponto de fiscalização foi a rua dos Goitacazes, nas proximidades da Ponte da Lapa, no bairro Lapa. Das 9h às 12h, foram apreendidos 33 carros de passeio e cinco caminhões, além de duas CNH’s recolhidas. Também foram aplicadas 58 multas. Outra irregularidade que também foi combatida esta semana por agentes da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), foi a de carros com placas de outros estados, principalmente do Espírito Santo.


A equipe da Corregedoria do Detran chegou à cidade na segunda-feira. Na ocasião, foram apreendidos 43 veículos e uma CNH acabou recolhida. Já na terça-feira, mais 50 carros foram retidos pela equipe. Na quarta-feira, o terceiro dia de ação consecutiva, 79 veículos, sendo 75 carros de passeio, um ônibus e quatro motos foram apreendidas. Também foram aplicadas 90 multas e sete CNH’s vencidas foram recolhidas na ação, que aconteceu na avenida Arthur Bernardes.

Todos os veículos apreendidos foram rebocados para o deposito Pátio Norte. A liberação é feita mediante pagamento de débitos do IPVA, multas, taxa do reboque e diárias do pátio. “O responsável pelo veículo deve se dirigir à Ciretran, na rua Barão de Miracema, retirar o ofício de liberação e, posteriormente, apanhar o veículo no depósito público. Também deve providenciar o agendamento do licenciamento anual, pois nossas operações na cidade vão continuar”, orientou o coordenador Ricardo Duarte.

Ele explicou que esse tipo de operação vem sendo realizada em todo o estado do Rio, em função do grande número de veículos irregulares em circulação. “O motorista flagrado dirigindo veículo com o licenciamento anual vencido comete infração gravíssima, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. Além de ser multado em R$ 191,54, ele recebe sete pontos na carteira de habilitação e tem o veículo apreendido”, alertou, ontem, o coordenador,. 

Placas de outros estados também na mira

O município de Campos foi citado como uma das localidades com maior incidência de carros com placas de outros Estados e por isso, na última quarta-feira, foi alvo de agentes do Detran e da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis. A operação se concentrou na avenida 28 de Março, próximo ao Shopping Avenida 28. Nos primeiros 40 minutos de operação, cerca de 30 automóveis foram pegos circulando com emplacamento irregular, principalmente, com placas do Espírito Santo. De acordo com o delegado Alexandre Magalhães, inúmeros proprietários de automóveis utilizam-se desse tipo de artifício para obterem vantagens no que diz respeito aos pagamentos de IPVA — O IPVA no Espírito Santo é de 2% e no Rio, 4% —, multas, vistoria anual, além das questões relativas ao seguro. Uma vez constatada a fraude o proprietário poderá responder por falsidade ideológica e sonegação fiscal, podendo pegar de um a cinco anos de reclusão, além de multa.
Sobre o assunto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário