A Prefeita Rosinha Garotinho abriu o desfile cívico-militar nesta segunda-feira (28), em comemoração aos 176 anos de elevação de Campos à categoria de cidade, com o hasteamento das Bandeiras Nacional, do Estado do Rio e do Município, na Avenida 28 de Março. Em seguida, a prefeita passou em revista às tropas, sendo muito aplaudida pelo público, e autorizou o início do desfile.
O 56º Batalhão de Infantaria foi o primeiro a desfilar, com a participação de uma representação dos ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial, que desfilou em carro aberto; 5º Grupamento de Bombeiro Militar, Guarda Municipal e Polícia Militrar. As cooporações apresentaram suas viaturas, como as motos, bicletas e os quadricíclos da Guarda Municipal, que atuaram durante o Verão da Família, no Farol de São Tomé.
O desfile seguiu o cronograma traçado após a abertura oficial, com o hasteamento das bandeiras de Campos, Rio de Janeiro e Brasil, pela Prefeita Rosinha Garotinho, que logo depois passou em revista às tropas ao logo da avenida. O público prestigia o evento, apesar do forte calor. Para dar a segurança e a comodidade necessária, um grande esquema de infraestrutura foi traçado, com banheiros químicos espalhados por toda a avenida e a organização dos ambulantes registrados para o trabalho.
Para a mineira Andréia Aparecida da Silva, que pela primeira vez assiste um desfile em Campos, a experiência vem sendo das melhores “É muito interessante poder observar a motivação da população com desfiles como esse”. Natural de Juiz de Fora, ela disse já ter visto desfiles em várias cidades do país e elogiou a organização “Em termos de estrutura tudo está perfeito”, declarou.
Projetos e ações do governo mostrados em desfile
As linhas de financiamento do novo Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam), criadas pela Prefeita Rosinha Garotinho, foram apresentadas durante o desfile cívico-militar em comemoração aos 176 anos de elevação de Campos à categoria de cidade, nesta segunda-feira (28), na Avenida 28 de Março. Os agentes municipais de empreendedorismo (Ames), que fazem o cadastro e acompanhamento das pessoas interessadas no microcrédito (Fundecam Solidário), também participaram do desfile.
O Fundecam tem como objetivo fomentar o desenvolvimento sustentável empresarial, tecnológico, o setor agropecuário, financiar projetos de geração de empregos nos setores industriais e de serviços e promover o acesso de microempresas, empresas de pequeno, médio e grande porte, de qualquer atividade compatível com as peculiaridades do município ou para a implantação de novas tecnologias no município, compatíveis com os objetivos do fundo.
Agricultura – Os produtos da Feira da Roça e da Feira dos Bairros, sem agrotóxico, fizeram parte do desfile da Secretaria de Agricultura e Pesca. A Feira da Roça beneficia 180 produtores rurais, facilitando o escoamento da produção. Também foi apresentado do projeto Pequeno Produz, que tem como objetivo apoiar e incentivar os pequenos e médios agricultores. O programa disponibiliza máquinas para o preparo do solo e assistência técnica para a orientação dos agricultores.
O Centro Integrado de Produção Agrícola, além da produção de legumes e verduras, produz mudas que são destinadas à doação a pequenos produtores do município. Basta solicitar à secretaria. São produzidas espécies florestais, frutíferas e ornamentais. O Setor de Medicina Veterinária realiza a vacinação contra aftosa, brucelose, raiva e clostridiose. O Programa de Inseminação Artificial tem sete pólos espalhados pelo município. Estes programas visam a melhoria do rebanho do pequeno produtor.
Campos Luz – O índice de pontos de iluminação com problemas caiu de 11% para 1% de todo o parque de iluminação pública do município, com a implantação do projeto Brilha Campos. Foram implantados 3 mil pontos novos. Cerca de 12 mil pontos tiveram a qualidade da iluminação triplicada. Foi criado o telefone 0800 020 7661 para agilizar a correção dos problemas nos pontos de iluminação pública.
Nenhum comentário:
Postar um comentário